Interessante o post e assistindo ao vídeo do Alexandre Wollner fiquei com a pulga atrás da orelha quando ele fala que uma capa de disco ou uma caixa de sabão não é design.
Na minha concepção de alguém que não tem os anos que o Alexandre tem no campo do design, mas tenho que discordar da teoria dele. Estes elementos são design sim. A partir do momento em que o designer tem que desenvolver uma arte para uma capa de disco que transmita a essência daquela obra musical e que represente o artista e envolva a pessoa que veja aquele disco, isto é design. Existe ali um propósito, uma busca, um planejamento.
Eu fiquei com o pé atrás neste ponto da entrevista. O Wollner tem uma importância inegável na construção do design brasileiro, mas como ele mesmo fala na entrevista, precisamos criticar. E quando ele fala que capa de discos, de livros, não é design, tenho que sair e olhar de fora e ver o que ele quis dizer com isso e até este momento, eu discordo com ele. E vocês, o que acham?
O Wollner, é o cara mais anti ético que já vi, literalmente parou no tempo, o que era design no tempo dele é ainda hoje e mesmo assim gagueja p/ tentar explicar o que é o mais simples. Não sei como ele não comentou (chorou) que o Itáu mudou a marca que ele criou…resposta: o Itáu mudou p/ evoluir, atualizar a marca e agora pertence a ela, portanto não tem mais que dar nenhuma satisfação. Até porque quando se desenvolve um projeto p/ o cliente esse projeto, depois de pago, passa a ser do cliente, simples assim.
Uma capa de livro ou de CD não é design, então porque ensinam isso nas instituições? Boa hora do Sr. Wollner se aposentar e ficar calado, para benefício da comunidade de designers :)D
Acho que, quanto mais essencial é a pergunta, menos definitiva a resposta deve ser. É ai que entra a filosofia. Ai que entra o debate. Ai que mora a modéstia.
Por isso, gostei tanto de ver várias ideias expostas em um mesmo post. Parabéns pela curadoria! Flusser é ótimo! 🙂
S2
Mari
Olá!
Adorei o seu blog, parabéns!!!
Abraços a todos
Muito bom! Parabéns!
Então… Coloca um assinador de e-mail do feedburner aí no sidebar que eu assino =D
Muito bom o post, como sempre! 🙂
Ótimo post, realmente uma questão muito básica que muitas vezes deixamos de discutir.
eu concordo com as definições e a minha favorita foi a definição da Monica Moura que foi mais clara e objetiva.
mas o que me intriga mais são os outros termos utilizados ou pseudo-classes do Design como Webdesign muitas vezes contestado como errôneo por muitas pessoas mas tão comum no nosso dia a dia.
Gostaria de ter mais informações de quando surgiu esse termo e quem foi o primeiro a lança-lo na mídia até sua atual popularização.
uma coisa boa da nossa profissão ser recente é que não precisamos ir muito a fundo na história para desenterrar tais respostas pois muitos dos designers que viveram essa historia ainda estão vivos..
mas pra mim design existe muito antes da palavra ou conceito em si surgir…afinal o nosso antepassado que amarrou uma pedra pontuda em uma pedaço de madeira para fazer um machado nada mais estava fazendo do que projetando uma ferramenta para solucionar um problema e é isso que o design significa para mim criar soluções criativas para problemas cotidianos. e melhorar o mundo a nossa volta.
[…] achei bem interessante, e queria repassar pra vocês galera. Esse post é do Rogerio Fratin do blog Designices. Nele tem as respostas de alguns especialistas pra essa […]
Muito bom colocar lado a lado estas definições para abrir possibilidades ao invés de restringir em algum conceito único.
Nesta listagem eu também acrescentaria a definição de Jorge Frascara, expressa em “Communication design: principles, methods and pratice” (tem em ingles e espanhol se não me engano), tá logo na página 2.
Abraços,
Jade
O que é Design é um livrinho que escrevi em 1988 da brasiliense qdo meu grande amigo Caio Graco, então dono da editora, se interessou pelo assunto e gostou.
Na época não havia nada que explicasse este tema.
Pelo que vi aqui ainda é um tema com muitas duvidas ainda.
abs
wilton azevedo
cara, muito bom esse post!
Post muito irado
tem tudo tudo mesmo q eu queria saber
Parabéns!!!!!!!
muito bom esse post me ajudou muito no meu relatório obrigada
Que bom, Ádila!
A ideia do blog é essa mesmo!
[ ]s!
Colega, Alexandre Wollner falou tudo.
Ele considera o design como projeto num todo. E todo projeto surge da necessidade de se resolver algum problema. Sendo assim, este deve contemplar:
Etapas de Concepção (visual, tecnológica, ergônomica, etc..)
Etapas Estratégicas (público-alvo, segmentação, custos, escolhas de materiais etc..)
Testes e Aplicações.
Todos esses fatores unidos com um único objetivo: Agregar valor e mais um elemento que apenas concepções de design possuem… que é a função.
Por isso conceber produtos de design é tão necessário e valioso nos dias de hoje como comentou o Wollner ao falar da durabilidade de uma marca.
Pode ter certeza colega, a marca do itau, mudou para pior. O conceito etimológico da palavra vem de pedra-negra. Sendo assim, mudar o preto para o azul, foi um erro.
Sou Designer Gráfico, pós-graduado em Design Estratégico. Estou falando isso com base na minha experiência na concepção de produtos.
Porque tudo tem q ter significado? Design no meu ponto de vista é justamente um não-linear, não-estático, é sempre mudar, é projetar e reprojetar, é PENSAR, é resolver problemas, é não definir e sempre existir/resistir, é inovar, é criar com solução e arte… Paz e beats!
[…] Designices Esta entrada foi publicada em Design e marcada com a tag Alexandre Wollner, definição, design. […]
Interessante que logo no livro/documentário sobre Wollner, ele afirma que há alguns anos, Identidades Visuais eram feitas para durar mais e que precisavam de poucos ajustes – normalmente a cada cinco anos. Mas que hoje esses projetos já demandam atualizações em intervalos mais curtos, a cada dois 2 anos, mais ou menos.
DJ Tau,
TUDO em design precisa ter significado. Se não tem significado é arte, ou qualquer outra coisa.
Entao quer dizer que ilustração não é design?Discordo.Como ele mesmo disse, “Design é a identidade visual…” E, ora? A ilustração não faz parte da identidade visual do produto? Capa de livro pra mim é design.Ilustração e´design! Mas cada um tem uma definição, né? rs Aliás, ninguém consegue definir ao certo o que é e o que não é design…Eu diria que design é tudo mas não é qualquer coisa. 😉 Ótimo post. Boa noite. (Raysa, estudante de design da PUC-Rio 2011)
eu queria saber o que oque desin. porque eu desenho, bem e queria fazer uum curso para me ajudar a desenvolver esse dom . agora posso fazer o curso avontade porque sei muito bem oque e desing. e isso pode me ajudar muito no futuro.e muito obrigado pela ajuda vou sempre voltar nesse sity.
[…] pela internet da vida encontrei no blog Designices uma lista de conceitos dados por autores da área que podem responder a pergunta que mais martela […]
Design é tudo, menos um bando de gente com guache e esquadros na mão.
Design é tudo, menos um bando de usuários com um iMac usando photoshop e illustrator.
Encontrei este site por causa de um artigo que estou escrevendo sobre “O papel do design e sua relação com o consumo” e mesmo no 3° semestre de design na ESPM-Sul ainda é complicado encontrar uma definição sobre o que é design.
Sabemos do que se trata, mas sua área de atuação é tão ampla que acaba dificultando uma explicação mais clara do que se trata, fazendo com que muitas vezes eu nem me preocupe mais em explicar para os outros o que é Design.
Mas gostei muito deste post com algumas definições, e apesar de ouvir algumas críticas em relação ao Wollner procuro sempre estar atento ao que ele diz, pois não posso desconsiderar seus longos anos de experiência no Design. No entanto não posso deixar de discordar do trecho onde ele diz que:
“Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas.”
De fato a estética de nada vale se todo o contexto não é considerado, porém ela faz parte do processo como consequência. Queiramos ou não, um produto de destaque não obtém sucesso somente por sua funcionalidade, mesmo sendo uma tecnologia nova, que em determinado momento deixará de ser e seus concorrentes se valerão justamente do artifício da forma, ela depende dos atributos estéticos para se sobressair no mercado, a exemplo dos produtos da Apple.
No demais, acho que tudo o que se disse em relação ao design é válido, alguns insuficientes, outros complementares.
Maravilha! Mas, poderia ter referenciado Joaquim Redig, no livro Sobre Desenho Industrial.
Muito bom o post. parabens a todos que contribuiram neste post.
Uma definição para design:
Design é a idealização, planificação, criação, concepção, elaboração e especificação de produtos ou serviços, orientadas por uma metodologia projetual e visando solucionar um problema de um usuário ou de um grupo de usuários.
Silvia Matos
Professora de Design da UFRN
Em linhas gerais, Design é a elaboração de projeto (gráfico, industrial, arquitetônico, etc.), no qual foi pensado e aplicado um conjunto de elementos, cujo resultado final busque atender algumas das principais necessidades e desejos humanos, sejam estéticos, emocionais, psicológicos, ergonômicos, fisiológicos, entre outros.
Esse texto é interesante
Design é projeto.
ótimo post, muito interessante.
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
Achei muito interessante os conceitos concebidos para design.
Sou Designer de Interiores e é a primeira vez que leio vários conceitos bem bacanas.
Adorei o post!
Ilustração não é design. Ela é um instrumento contida no design para construir a identidade visual e ajudar a cumprir a sua função. Design=projeto, portanto deve ter etapas e finalidades. Já a ilustração vem para e enfeitar somente.
Franciele, você se equivocou em dizer que a ilustração só vem pra enfeitar.
Ela sempre está como um complemento daquilo que está escrito, ou dá a vida a um roteiro. Portanto, não se pode somente pensar que uma ilustração a partir de um propósito seja somente enfeite. Há toda uma responsabilidade nas formas e cromáticas que são feitas propositalmente. Um infográfico é repleto de ilustrações e é uma parte importante em demasia para essa publicação, entente?
Espero ter contribuído. 😉
Achei o artigo fantástico e super completo. Parabéns Rogério Fratin!
[…] Ninguém, em época nenhuma, será detentor da verdade absoluta a cerca disso. Temos o elemento tempo, principal dirigente da evolução e transformação. Mas meu amigo Rogério Fratin reuniu possíveis definições tal questão em seu blog. […]
[…] Ninguém, em época nenhuma, será detentor da verdade absoluta a cerca disso. Temos o elemento tempo, principal dirigente da evolução e transformação. Mas meu amigo Rogério Fratin reuniu possíveis definições para tal questão em seu blog. […]
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
Designices conheça os melhores Bots (Robôs) para divulgar seu negócio, através dos formulários de contatos, as vantagens e desvantagens deste tipo de divulgação que cresce a cada dia.
47 respostas em “O que é design?”
ótimo post!
parabéns!
descobri o blog agora e já assinei os feeds!
Interessante o post e assistindo ao vídeo do Alexandre Wollner fiquei com a pulga atrás da orelha quando ele fala que uma capa de disco ou uma caixa de sabão não é design.
Na minha concepção de alguém que não tem os anos que o Alexandre tem no campo do design, mas tenho que discordar da teoria dele. Estes elementos são design sim. A partir do momento em que o designer tem que desenvolver uma arte para uma capa de disco que transmita a essência daquela obra musical e que represente o artista e envolva a pessoa que veja aquele disco, isto é design. Existe ali um propósito, uma busca, um planejamento.
Eu fiquei com o pé atrás neste ponto da entrevista. O Wollner tem uma importância inegável na construção do design brasileiro, mas como ele mesmo fala na entrevista, precisamos criticar. E quando ele fala que capa de discos, de livros, não é design, tenho que sair e olhar de fora e ver o que ele quis dizer com isso e até este momento, eu discordo com ele. E vocês, o que acham?
O Wollner, é o cara mais anti ético que já vi, literalmente parou no tempo, o que era design no tempo dele é ainda hoje e mesmo assim gagueja p/ tentar explicar o que é o mais simples. Não sei como ele não comentou (chorou) que o Itáu mudou a marca que ele criou…resposta: o Itáu mudou p/ evoluir, atualizar a marca e agora pertence a ela, portanto não tem mais que dar nenhuma satisfação. Até porque quando se desenvolve um projeto p/ o cliente esse projeto, depois de pago, passa a ser do cliente, simples assim.
Uma capa de livro ou de CD não é design, então porque ensinam isso nas instituições? Boa hora do Sr. Wollner se aposentar e ficar calado, para benefício da comunidade de designers :)D
Acho que, quanto mais essencial é a pergunta, menos definitiva a resposta deve ser. É ai que entra a filosofia. Ai que entra o debate. Ai que mora a modéstia.
Por isso, gostei tanto de ver várias ideias expostas em um mesmo post. Parabéns pela curadoria! Flusser é ótimo! 🙂
S2
Mari
Olá!
Adorei o seu blog, parabéns!!!
Abraços a todos
Muito bom! Parabéns!
Então… Coloca um assinador de e-mail do feedburner aí no sidebar que eu assino =D
Muito bom o post, como sempre! 🙂
Ótimo post, realmente uma questão muito básica que muitas vezes deixamos de discutir.
eu concordo com as definições e a minha favorita foi a definição da Monica Moura que foi mais clara e objetiva.
mas o que me intriga mais são os outros termos utilizados ou pseudo-classes do Design como Webdesign muitas vezes contestado como errôneo por muitas pessoas mas tão comum no nosso dia a dia.
Gostaria de ter mais informações de quando surgiu esse termo e quem foi o primeiro a lança-lo na mídia até sua atual popularização.
uma coisa boa da nossa profissão ser recente é que não precisamos ir muito a fundo na história para desenterrar tais respostas pois muitos dos designers que viveram essa historia ainda estão vivos..
mas pra mim design existe muito antes da palavra ou conceito em si surgir…afinal o nosso antepassado que amarrou uma pedra pontuda em uma pedaço de madeira para fazer um machado nada mais estava fazendo do que projetando uma ferramenta para solucionar um problema e é isso que o design significa para mim criar soluções criativas para problemas cotidianos. e melhorar o mundo a nossa volta.
[…] achei bem interessante, e queria repassar pra vocês galera. Esse post é do Rogerio Fratin do blog Designices. Nele tem as respostas de alguns especialistas pra essa […]
Muito bom colocar lado a lado estas definições para abrir possibilidades ao invés de restringir em algum conceito único.
Nesta listagem eu também acrescentaria a definição de Jorge Frascara, expressa em “Communication design: principles, methods and pratice” (tem em ingles e espanhol se não me engano), tá logo na página 2.
Abraços,
Jade
O que é Design é um livrinho que escrevi em 1988 da brasiliense qdo meu grande amigo Caio Graco, então dono da editora, se interessou pelo assunto e gostou.
Na época não havia nada que explicasse este tema.
Pelo que vi aqui ainda é um tema com muitas duvidas ainda.
abs
wilton azevedo
cara, muito bom esse post!
Post muito irado
tem tudo tudo mesmo q eu queria saber
Parabéns!!!!!!!
muito bom esse post me ajudou muito no meu relatório obrigada
Que bom, Ádila!
A ideia do blog é essa mesmo!
[ ]s!
Colega, Alexandre Wollner falou tudo.
Ele considera o design como projeto num todo. E todo projeto surge da necessidade de se resolver algum problema. Sendo assim, este deve contemplar:
Etapas de Concepção (visual, tecnológica, ergônomica, etc..)
Etapas Estratégicas (público-alvo, segmentação, custos, escolhas de materiais etc..)
Testes e Aplicações.
Todos esses fatores unidos com um único objetivo: Agregar valor e mais um elemento que apenas concepções de design possuem… que é a função.
Por isso conceber produtos de design é tão necessário e valioso nos dias de hoje como comentou o Wollner ao falar da durabilidade de uma marca.
Pode ter certeza colega, a marca do itau, mudou para pior. O conceito etimológico da palavra vem de pedra-negra. Sendo assim, mudar o preto para o azul, foi um erro.
Sou Designer Gráfico, pós-graduado em Design Estratégico. Estou falando isso com base na minha experiência na concepção de produtos.
Porque tudo tem q ter significado? Design no meu ponto de vista é justamente um não-linear, não-estático, é sempre mudar, é projetar e reprojetar, é PENSAR, é resolver problemas, é não definir e sempre existir/resistir, é inovar, é criar com solução e arte… Paz e beats!
[…] Designices Esta entrada foi publicada em Design e marcada com a tag Alexandre Wollner, definição, design. […]
Interessante que logo no livro/documentário sobre Wollner, ele afirma que há alguns anos, Identidades Visuais eram feitas para durar mais e que precisavam de poucos ajustes – normalmente a cada cinco anos. Mas que hoje esses projetos já demandam atualizações em intervalos mais curtos, a cada dois 2 anos, mais ou menos.
DJ Tau,
TUDO em design precisa ter significado. Se não tem significado é arte, ou qualquer outra coisa.
Entao quer dizer que ilustração não é design?Discordo.Como ele mesmo disse, “Design é a identidade visual…” E, ora? A ilustração não faz parte da identidade visual do produto? Capa de livro pra mim é design.Ilustração e´design! Mas cada um tem uma definição, né? rs Aliás, ninguém consegue definir ao certo o que é e o que não é design…Eu diria que design é tudo mas não é qualquer coisa. 😉 Ótimo post. Boa noite. (Raysa, estudante de design da PUC-Rio 2011)
eu queria saber o que oque desin. porque eu desenho, bem e queria fazer uum curso para me ajudar a desenvolver esse dom . agora posso fazer o curso avontade porque sei muito bem oque e desing. e isso pode me ajudar muito no futuro.e muito obrigado pela ajuda vou sempre voltar nesse sity.
[…] pela internet da vida encontrei no blog Designices uma lista de conceitos dados por autores da área que podem responder a pergunta que mais martela […]
Design é tudo, menos um bando de gente com guache e esquadros na mão.
Design é tudo, menos um bando de usuários com um iMac usando photoshop e illustrator.
Encontrei este site por causa de um artigo que estou escrevendo sobre “O papel do design e sua relação com o consumo” e mesmo no 3° semestre de design na ESPM-Sul ainda é complicado encontrar uma definição sobre o que é design.
Sabemos do que se trata, mas sua área de atuação é tão ampla que acaba dificultando uma explicação mais clara do que se trata, fazendo com que muitas vezes eu nem me preocupe mais em explicar para os outros o que é Design.
Mas gostei muito deste post com algumas definições, e apesar de ouvir algumas críticas em relação ao Wollner procuro sempre estar atento ao que ele diz, pois não posso desconsiderar seus longos anos de experiência no Design. No entanto não posso deixar de discordar do trecho onde ele diz que:
“Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas.”
De fato a estética de nada vale se todo o contexto não é considerado, porém ela faz parte do processo como consequência. Queiramos ou não, um produto de destaque não obtém sucesso somente por sua funcionalidade, mesmo sendo uma tecnologia nova, que em determinado momento deixará de ser e seus concorrentes se valerão justamente do artifício da forma, ela depende dos atributos estéticos para se sobressair no mercado, a exemplo dos produtos da Apple.
No demais, acho que tudo o que se disse em relação ao design é válido, alguns insuficientes, outros complementares.
Maravilha! Mas, poderia ter referenciado Joaquim Redig, no livro Sobre Desenho Industrial.
Muito bom o post. parabens a todos que contribuiram neste post.
Uma definição para design:
Design é a idealização, planificação, criação, concepção, elaboração e especificação de produtos ou serviços, orientadas por uma metodologia projetual e visando solucionar um problema de um usuário ou de um grupo de usuários.
Silvia Matos
Professora de Design da UFRN
[…] para: http://designices.comLink de referência: http://designices.com/o-que-e-design/ Se você gostou, mantenha-se atualizado (É […]
[…] Créditos para: http://designices.comLink de referência: http://designices.com/o-que-e-design/ […]
Em linhas gerais, Design é a elaboração de projeto (gráfico, industrial, arquitetônico, etc.), no qual foi pensado e aplicado um conjunto de elementos, cujo resultado final busque atender algumas das principais necessidades e desejos humanos, sejam estéticos, emocionais, psicológicos, ergonômicos, fisiológicos, entre outros.
Esse texto é interesante
Design é projeto.
ótimo post, muito interessante.
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
Achei muito interessante os conceitos concebidos para design.
Sou Designer de Interiores e é a primeira vez que leio vários conceitos bem bacanas.
Adorei o post!
Ilustração não é design. Ela é um instrumento contida no design para construir a identidade visual e ajudar a cumprir a sua função. Design=projeto, portanto deve ter etapas e finalidades. Já a ilustração vem para e enfeitar somente.
Franciele, você se equivocou em dizer que a ilustração só vem pra enfeitar.
Ela sempre está como um complemento daquilo que está escrito, ou dá a vida a um roteiro. Portanto, não se pode somente pensar que uma ilustração a partir de um propósito seja somente enfeite. Há toda uma responsabilidade nas formas e cromáticas que são feitas propositalmente. Um infográfico é repleto de ilustrações e é uma parte importante em demasia para essa publicação, entente?
Espero ter contribuído. 😉
Achei o artigo fantástico e super completo. Parabéns Rogério Fratin!
[…] Ninguém, em época nenhuma, será detentor da verdade absoluta a cerca disso. Temos o elemento tempo, principal dirigente da evolução e transformação. Mas meu amigo Rogério Fratin reuniu possíveis definições tal questão em seu blog. […]
[…] Disponível em: http://designices.com/o-que-e-design/ […]
[…] Ninguém, em época nenhuma, será detentor da verdade absoluta a cerca disso. Temos o elemento tempo, principal dirigente da evolução e transformação. Mas meu amigo Rogério Fratin reuniu possíveis definições para tal questão em seu blog. […]
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
[…] Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: “Design é projeto” (“Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” – NAIFY, Cosac ). Simples, mas vago, […]
[…] https://designices.com/o-que-e-design/ […]
Divulgar nos formulários de contato funciona?
Designices conheça os melhores Bots (Robôs) para divulgar seu negócio, através dos formulários de contatos, as vantagens e desvantagens deste tipo de divulgação que cresce a cada dia.
https://www.tecnoticias.com.br?noticia=UWb3kFS6
[…] O que é design? […]
[…] dizer que o design deve solucionar uma necessidade com arte, porém, ele não é arte por origem, o design ao […]