Um dos primeiros contatos que tive com a linguagem de HQs foi com certeza O Amigo da Onça (o outro foi nas revistas do Fantasma), num livro que meu pai comprou nos anos 1970 e que me explicava as piadas sarcásticas, desnecessariamente sacanas e politicamente incorretas do personagem do cartunista Péricles, que saíam na revista O Cruzeiro e faziam o maior sucesso. Mais algumas das charges do malandro carioca:
Todas as imagens das charges foram fotografadas da edição especial Nostálgica do Cruzeiro de O Amigo da Onça:
Pra quem quer saber um pouquinho mais…
Péricles (Péricles de Andrade Maranhão) nasceu em Recife em 1924 e muito novo, aos 17, foi tentar se aventurar desenhando profissionalmente. Deixou sua cidade e foi para o Rio de Janeiro. Participou das revistas O Guri com seu personagem “Oliveira, o Trapalhão“. Na revista A Cigarra desenhava os quadros “Cenas Cariocas“, “Miriato, o Gostosão” e o próprio “Oliveira“. Mas nenhum desses chegou próximo do sucesso que fez O Amigo Da Onça, que foram desenhados (pelo seu criador) de 1943 até 1961 na revista O Cruzeiro e eram, segundo as pesquisas, a seção mais lida e adorada de todas. Crianças, adultos e idosos se divertiam com o personagem que foi encomendado para expressar na época a essência cotidiana do Rio de Janeiro para todo mundo, inclusive que não morasse lá. Péricles se suicidou em 1961, no último dia do ano, se trancou em casa e deixou o gás ligado. Infelizmente não tem quase nada publicado sobre o ilustrador. Editoras, cadê vocês nessa hora?
E você, lia algo diferente do convencional quando era criança?
50 respostas em “O Amigo da Onça (1943-1961), por Péricles”
[…] O Amigo da Onça (1943-1961), por Péricles Um dos primeiros contatos que tive com a linguagem de HQs foi com certeza O Amigo da Onça , num livro que meu pai comprou nos anos 1970 e que me explicava as piadas sarcásticas, desnecessariamente sacanas e politicamente incorretas do personagem do cartunista Péricles, que saíam na revista O Cruzeiro e faziam o maior sucesso. Mais algumas das charges do malandro carioca: […]
Bom resgate da memória.
Realmente, o Amigo da Onça era sensacional; Mas havia também uma secção de Carkud Estevão, chamada ” As aparências enganam”, em que aparecia uma cena às escuras que aparentemente era uma situação vivida e a mesma cena, às claras, era outra situação. Por sinal, quando Péricles morreu quem o substitui for o Carlos Estevão, desenhando o Amigo da Onça
Sensacional ! Quando criança também li O Amigo da Onça ! Meu pai tinha esse exemplar, uma judiação não ter guardado essa relíquia. Já procurei em alguns sebos sem sucesso. Obrigada pela sessão nostalgia ! Valeu !
Comecei a gostar de ler, folheando O CRUZEIRO, e dava boas risadas lendo o Amigo da Onça. Inclusive o que me fez lembrar dessas charges, foi ter visto um apresentador de noticias, que é a cara do Amigo da Onça – Herodoto Barbeiro.
Concordam ????????
ADOREI , LEMBRO ME BEM DESTAS PIADAS !
COMO CONSEGUIR UM REVISTA DESTAS ??
Muito bom! Super engraçado! é como se a gente voltasse no tempo. Era adolescente e curtia muito!
Eu gostava muito desse perssonagem.
Eu gostava muito desse perssonagem, na epoca eu era crianca, lembro me ate que se criou uma comparacao… Todas a pessoas traicoeiras, sacanas, etc. Eram chamadas de amigo da onca. Esse perssonagem faz parte do nosso falclore nao devia ter desaparecido da midia. Ninguem ainda conseguiu criar um como ele, nem mesmo chegar perto.
lembre-me ate que
Ainda está faltando uma charge em que ele está ao piano e um compositor está lá também, rodeado de avaliadores e então ele diz: “A marchinha é muito boa, mas a música já é bem conhecida…”
Muito legal…
Recordo-me muito bem , daqueles velhos tempo de garoto.
i muitos esses desenhos !…
Eh uma grande coincidencia ; Ha dias atras, comentei algo, que se passou comigo, para um amigo aqui nos Estados Unidos, que me fez relembrar esses desenhos, e, ate mencionei as palavras ; Essa dona foi amiga da onca. Confiei nela, e fui lezado.
sou apaixonado pelo amigo da onça desde criança, adoro o humor sarcástico desse cara!
Realmente uma criação imortal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado,amigo.Essas charges do amigo da onça são hilárias.E raras.Valeu mesmo.Um abraço!
Gosto muito das chagers, tenho uma coleção de mas de 200 piadas originais, preciso conhecer alguém que trabalhe com papel para me dar algumas dicas de conservação
Tenho uma bela coleção de gravuras ou páginas colecionadas da revista O CRUZEIRO desde 1960 aproximadamente, foi de minha mãe. Estão encadernadas Será que alguém sabe seu real valor?
Ou não tem ainda valor comercial?
Mande-me ofertas.
Existe uma coletânea dos trabalhos de Péricles e Carlos Estevão?
Provavelmente na Biblioteca Nacional, uma das que ainda não pegaram fogo. Lá se acham coleções de revistas como “O Cruzeiro”.
Não sei em que ano foi, mas gostaria de encontrar uma ou duas charges feitas num local em que o PERICLES [O Amigo da Onça] fazia seus desenhos em Copacabana.
Este local era um bar localizado na Rua Prado Junior.
A charge deve conter o nome MIRANDA dono do ponto comercial.
infelismente perdemos um dos maiores artistas de todos os tempos. péricles nos deixou muito ceedo deixando vários fãs , tanto que seu principal personagem é famoso até hoje. o amigo da onça tornou-se celebridade.
Nasci em 1961, em Recife-PE. Somente agora fiquei sabendo que Pericles (O amigo da Onça) que tanto nos divertia na minha epoca de infancia, era meu conterraneo! Que Deus o tenha!
Sou fã incondicional do Amigo da Onça e gostaria muito de saber quantos números da Revista O Cruzeiro sairam.
Eu só sei que é de 1943 até 1961.
Gostaria muito de conseguir alguns poster mas acho impossível, mas vou tentar.
Obrigado e até mais.
Boa noite aqui de Portugal.
Sobre o AMIGO DA ONÇA, consegui uns trezentos e tal desenhos que fui copiando aqui ou ali e inclusive de sites de vendas, quando a foto o permitia.
O meu objectivo foi o de aproveitar o desenho e criar uma sextilha em verso reforçando a piada. (Mini poesia com 6 versos)
Todas as semanas enviava para +/- 200 (amigos / conhecidos / ex colegas etc) um numero restrito de desenhos até que um dia perdi tudo com uma avaria no PC .
Felizmente os amigos que estavam fazendo a colecção, permitiram-me receber o todo ou parte, que guardei.
Agora nos meus 80 anos de idade, estou tentando organizar em livro de folhas A5 , os desenhos com as poesias. ( numa folha, 1 desenho e uma poesia alusiva)
MANDEM-ME AS VOSSAS DIRECÇÕES E VOS MANDAREI O QUE FOR ORGANIZANDO
poetabrejeiro1@gmail.com
Sou fã do O Amigo da Onça desde o tempo da revista O Cruzeiro.
Péricles foi na miunha opinião o maior chargista que o Brasiul já teve.
Dou nota 10 pelas fotos.
Gostaria que colocassem mais fotos.
Um abrço e obrigado.
[…] – Designices […]
E eu que achava que o autor do Amigo da Onça era estrangeiro, pode?
A TODOS OS LEITORES GOSTARIA DE DIZER QUE A REVISTA CRUZEIRO FOI A MELHOR REVISTA DO BRASIL
EM TODOS OS ASPECTOS A PIONEIRA EM NOTICIAS DO BRASIL E INTERNACIONAIS PRINCIPALMENTE DOS ARTIS-
TAS ATLETAS GOVERNANTES ERA O FACE DA ÉPOCA,
QUANDO O AMIGO DA ONÇA ERA O SORRISO DE TODOS
OS SEUS LEITORES … EM MUITOS MOMENTOS VIAJEI NAS
LINHAS ESCRITAS COM MUITO CARINHO E AMOR POR SE-
US REDATORES,ESTA FOI UMA BELA RECORDAÇÃO QUE VIVI COM MUITO ORGULHO ATÉ AGORA EM MINHA VIDA,
FOI MESMO UMA PENA TERMINAR AS SUAS LINDAS EDIÇÕES COM ILUSTRAÇÕES MEMORÁVEIS A VIDA.
HOJE 25/01/2014
Para recordar….
Hoje., lembrei da “revista o Cruzeiro” na época da minha mocidade eu li essa só pra ver a pagina do “amigo da onça” que curti muito. “pena que nunca mais foi publica essa” tão famosa “revista”.
Ainda estou esperando algum lance para minha coleção de publicações de OAmigo da Onça.
Era um grande sacana o amigo da onça. Adorava. Lia a revista “O Cruzeiro” só prá ver a charge do Pericles. Ou nem lia. Ia direto na página do sacaneta. Hilário. Desfilei com uma roupa muito parecida com a dele. Quase idêntica. Ganhamos o Carnaval, 2015 – SP.
Quaquaraquaquá
Prezado Luiz Chaves.
Favor especificar o período das charges, o total das charges e, se possível, o numero de charges por ano. Só assim terei condições de avaliar o material. Para contato, meu email é jruchelle@uol.com.br.
Tenho a coleção inteira desd enumero 1 do amigo da onça uma relíquia, toda colecão encadernada. um trabalho feito pelo meu avô, que guardo com muito carinho. Hoje por necessidade estamos vendendo toda coleção, inclusive da Revista Manchete e Cruzeiro desde o número 1. Temos números avulso também. Quem interessar estamos a disposição.
Após a morte de Péricles, as charges passaram a ser desenhadas por Ziraldo por um período. Com a mesma qualidade.
Me lembro dos quadrinhos que havia nos botecos, um dizia assim: fiado só p/ maiores de 100 anos acompanhado dos pais.
Obs. O personagem não é a cara do nosso vice Temer
Caros leitores saudosistas,
Estranhamente me ocorreu, revendo as charges de Péricles e seu personagem Amigo da Onça, que há entre esse personagem uma semelhança com M. Temer. É quase profética!!! Além da semelhança física caricata com o vice-presidente, o caráter do político traidor, invejoso, que age de forma espúria e sombria nos bastidores, a fim de derrubar aqueles que atravessam seu caminho, lembra inequivocamente a figura criada pelo grande Péricles. Neste caso, a vida imita a arte.
Tenho um exemplar da revista de novembro de 1943 do amigo da onça e quero vender quem tiver interesse me ligar no 04796382707
SENSACIONAL, o amigo da onça é igual o presidente em exercicio MICHEL TEMER
Prezado Fernando Luiz Ferreira,
já vendeu a coleção?
Caso contrário, por gentileza me envie detalhes para leandrorochelle@gmail.com
Tenho interesse na compra da coleção completa.
Obrigado,
Leandro Rochelle.
Lembrando das peripécias do Péricles com seu Amigo da Onça, lembrei de um personagem que é bem atual e lembra ou tem semelhança, nosso atual Presidente da República, Sr. Michel Temer.
Lembranças da infância! Muitas notícias internacionais e nacionais! Sempre presente o “amigo da onça”! Excelente revista! Boas recordações!
O Temer é a cara do amigo da onça…kkk…
Boa noite amigos, obrigado pelas informações postadas neste site, encontrei este chaveiro https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919000846-chaveiro-antigo-boneco-amigo-da-onca-anos-60-rarissimo-_JM em garimpos que faço principalmente de chaveiros antigos e felizmente com ajuda de um conhecido procurei mais informações sobre o referido chaveiro acabei chegando aqui, quero registrar que estou anunciando o mesmo a venda, caso alguém tenha interesse tomei a liberdade de postar o link.
Nossa!! Sou do tempo da CAROCHINHA, da Amigo da Onça e apaixonada pelo FANTASMA!!
Tento contar pra meus filhos que tipo de HUMOR era feito pelo cartunista, mas eles não entendem…
No meu dentista-por ser “rapa da panela”! – consegui ir em um “particular” e até cuidou dos meus dentes de leite- coisa RARA! Pensamento da época: dente de leite cariado…” Não tem problema, esses são provisórios”!!
Mas ACREDITEM: Na mini sala de espera havia uma charge do Amigo da onça em QUADRO, onde ele como “dentista” amarrava uma corda no dente a ser extraído e na outra extremidade… a um elevador de porta pantográfica e pronto pra apertar o botão!!! E eu achava ENGRAÇADO e nunca tive medo de dentista!!!
Abração por esse resgate MARAVILHOSO!! MAR ÍLIA!
[…] traço, no começo, tem algo de Saul Steinberg, mas também de Péricles, o do “Amigo da Onça”. Mas lembra ainda Picasso, Miró, os pintores impressionistas e as garatujas infantis, que é o […]
Quando era rapaz, em minha cidade (Vespasiano MG) tinha um barbeiro (Juju) e seu colega Joaquim. que toda semana colava na parede da barbearia o “AMIGO DA ONÇA DA SEMANA” Enquanto os glientes esperavam sua vez, ficavam vendo as páginas e comparando com algum morador da cidade e todos riam muito. …velhos e bons tempos
CLIENTES, NÉ GENTE?
Boa noite! Eu tenho uma pequena coleção você gostaria de comprar, do amigo da onça!
Quando criança colecionei as folhas da revista O CRUZEIRO, com o trabalho genial de Péricles. Após, na minha juventude, continuei fã do “Amigo da Onça”, humor fino, inteligente e mordaz. Gostaria muito de conseguir um Almanaque com todas essas sensacionais estória. Estou, atualmente, com 78 anos de idade. Muito grato.