Designices

Pensar com tipos [Ellen Lupton]

3/12/2009

Capa de Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Falar que Pensar com tipos é o livro que aborda tipografia com mais profundidade não é verdade. A grande vantagem de mais um livro maravilhoso da Ellen Lupton é a refrescada que ele dá na cabeça em conceituar e exemplificar diversos pontos da tipografia, como formação do tipo em específico, os “faça” e “não faça” e muitas outras questões, com exercícios para praticar ao final cada capítulo. Tudo (tudo mesmo!) é muito bem ilustrado e dá pra devorar todo o livro quase sem perceber. Como de costume, Ellen Lupton mantém seu estilo didático com linguagem simples. Um detalhe interessante é que o “Pensar com tipos” tem várias cores na tipografia da capa. Isso é possível porque a capa é (mesmo!) feita com tipos móveis.

O sumário do livro:

Sumário de Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Alguns exemplos de conteúdo das páginas internas:

Exemplo de página de Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Exemplo de página de Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Exemplo de página de Pensar com tipos, de Ellen Lupton

Esse livro somado ao “Elemento do estilo tipográfico” (que eu já falei no post “10 livros essenciais por menos de R$ 50 cada“) são o grande começo pra quem quer se aprofundar em tipografia.

Comenta esse post aí, vai?

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 comentários:

  1. Curti a resenha. Comprei o livro e achei bem interessante. Estou indo conferir as dicas de 10 livros por menos de 50 reais cada.

  2. Opa! Assim eu fico com ainda mais vontade de ler o livro! Gosto de autores assim: simples, diretos e didáticos. Curto também os livros com linguajar mais acadêmico, mais teórico, dependendo do assunto a ser abordado. Mas no caso do Design, acredito que boa parte das coisas precisam ser mais didáticas, com exemplos (ou ilustrações) ou outros recursos visuais.
    Já adquiri o Manual do estilo tipográfico, mas ainda não o li inteiro. Estou indo aos poucos com ele. Esse sim tem um lance mais teórico, intercalado com alguns exemplos. Muito bem recomendado! Graças a ele, agora eu paro e reparo bem mais nos kernings e trackings, vírgulas, pontos, entre outros detalhes.