O que é lorem ipsum? (Para o seu cliente)

Qual designer nunca teve uma história engraçada de seus clientes versus lorem ipsum? Pois é, são muitas mesmo. Depois de me deparar com isso algumas dezenas de vezes, percebi que não era somente engraçado, poderia também ser um problema. Afinal de contas o nosso cliente que é formado em marketing por exemplo, não tem obrigação de saber. Seria como se nos cobrassem por não saber o que é revenue share, SWOT ou ciclo deming (aliás, o que são essas coisas?). Então, da próxima vez que você sofrer com o lorem ipsum, envie esse post pro seu cliente. Um próximo designer dele, decerto, não vai sofrer.

Por que usar Lorem ipsum?

Como é muito difícil no começo do projeto ter todos os textos, nós designers precisamos de algo pra usar na composição dos layouts. Não podemos usar qualquer texto porque sempre alguém vai falar que tem um erro aqui ou acolá, que a empresa não é do jeito do texto, efim, pode-se perder o foco no layout e pensar no texto ainda não finalizado que lá está contido. E faz todo sentido. Além disso, usar os famosos “nonono” como nas antigas cédulas de voto também não é boa ideia pois a mancha gráfica criada por essas sílabas não mostra um texto de maneira natural. Os “nononos” não têm variação de formato das letras e nem extensões cima nem para baixo no texto, já que “n” e “o” nem descem a linha e nem sobem, como o “p” e o “t” respectivamente. Os textos ficam com aparência falsa, como blocos retangulares, sem movimento. Veja um exemplo de texto feito com “nononos”:

Texto falso com "nononos"

Já com o Lorem ipsum, que a grosso modo é um texto “sem significado*” e que pode ser gerado atualmente por ferramentas on-line como o Lipsum, o foco deixa de ser o que está escrito e passa a ser no visual da página, folder, site etc. Pelo menos assim que deveria. Os textos lá gerados tem variação das letras e do tamanho das palavras. Dessa forma as “massas de texto” ficam bem mais realistas nos layouts, muito mais próximas do que serão com os textos corretos. Veja um exemplo de texto com Lorem Ipsum:

Texto feito com Lorem ipsum
Para saber mais:
Lipsum.org: Gerador de Lorem ipsum on-line e explicação histórica em português.
Embora o Lorem ipsum tenha um significado (vide o link acima), para efeitos gerais do layout ele não tem, já que é apenas um texto para marcação de espaço.

10 comentários sobre “O que é lorem ipsum? (Para o seu cliente)

  1. Róger,
    Gostei do texto. Pra mim, que convivo na prática com a Lorem, foi bom saber mais sobre ela. A comparação com os Nononon nonon non” ficou bem evidente que Lorem é a pessoa certa para os lays que fazemos.
    Abraço!!

  2. Tudo bem que eu entendia que era pra ocupar o espaço mas, sempre achei que isso era grego, latin ou qualquer outra língua… e que tinha um significado profundo qualquer!

  3. Achei muito legal o post. Gostei desse tal lorem ipsum desde que você me apresentou a cerca de remotos12 meses. E desde então, mesmo não sendo designer, tenho usado ele nas mais diferentes situações. Na prova de estatistica, por exemplo. :)

    Abs Roginho!

  4. Lorem Ipsum foi uma das idéias mais simples e geniais que eu já vi na net! O site deve ter zilhões de acessos/mês só para que as pessoas possam copiar textos de lá.
    Usava muito para fazer layouts e hoje uso mais ainda para fazer os wireframes.

    O bom de não ter significado algum é que se fosse em alemão por exemplo, sempre tem alguém que entende alguma palavra e vai achar que pode soar ruim a palavra “aftasardemdoem emorroidas idem” no layout.

    Algumas vezes coloquei texto mais próximo do real, mas virou e mexeu caía no que você comentou aqui. “Tal palavra tem acento”, “Evite usar esse termo para nosso site”… aí nunca mais, só Lorem Ipsum.

  5. Hum, acho que entendi um pouco o que significa “Lorem ipsum”, mas vou pesquisar mais a respeito.

  6. Bom dia!
    Li o seu post por estar enlouquecidamente procurando o que significa REVENUE SHARE,meu chefe que não vê que sou apenas uma estágiaria esta à me pirar por conta disso.Por gentileza total da sua parte,poderia me explicar?rs
    Aguardo pra ontem,se puder!

    Muito obrigada,

    Gabriela

  7. Só não vale colocar no comentário para fazer volume, né?
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec eget nunc erat, vitae viverra dolor. Aliquam ut lectus nec libero convallis ullamcorper porttitor vel nisl. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Proin sit amet tempor lectus. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi vulputate consectetur mauris, eu convallis turpis iaculis sed. Cras euismod, ipsum sed auctor tempor, tortor odio vehicula arcu, eget pellentesque urna mi quis sem. Quisque iaculis pretium semper. Mauris ligula diam, aliquam et gravida pellentesque, ornare cursus sem. Praesent arcu dolor, gravida eu molestie ac, tempus et neque. Aenean placerat pellentesque erat non condimentum. Sed consectetur rutrum turpis. Maecenas accumsan adipiscing turpis vitae tristique. Mauris non nunc sit amet lacus scelerisque semper. Nulla vitae eros ac enim semper porta quis et arcu. Nunc et pellentesque felis. Curabitur luctus, justo et pretium aliquet, sem sem fringilla arcu, sed semper nisl libero eget ante. Phasellus non quam non elit vehicula volutpat. Quisque condimentum eros non erat tristique pellentesque. Sed turpis diam, bibendum et luctus sit amet, lobortis id risus.

  8. hahahha, já passei bons bocados!

    Fazendo um site pra um cara que era crente daqueles beeeem crentes sabe… O cara cismou que o texto era coisa do demo e tal hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>