Designices

O que é design?

14/07/2010

Reuni respostas em livros pra essa pergunta, talvez a mais debatida e menos respondida nos cursos de design.

O que é design? Por Alexandre Wollner

O pioneiro do design no Brasil definiu design no livro “Textos Recentes e Escritos Históricos“, das Edições Rosari, página 91:

“Uma definição de design… É muito difícil, porque a evolução da linguagem, dos elementos técnicos é tão rápida que se fala de uma coisa hoje e ela é diferente amanhã. Mas a gente pode dizer que é dimensionar uma estrutura onde todos os elementos visuais nos vários meios de comunicação visual. Não é só fazer uma marquinha sem se preocupar com o comportamento que essa marca vai ter em todo o contexto, não só da indústria, mas também da comunicação visual. Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa  é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas. Deve saber, por exemplo, como uma embalagem redonda se comporta, como ela pode ser fragmentada e como a públicidade vai ser usada dentro dessa estrutura. Um trabalho de design gráfico deve durar no mínimo vinte a trinta anos, Um logotipo não perde a atualidade, e a potencialidade está em torno desse sinal, desse elemento”.

Já no livro+DVD da Cosac NaifyAlexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil” (leia o post) tem um capítulo guardado só pra essa questão. O video a seguir é desse DVD, cedido gentilmente pela sua produtora, a Tecnopop (www.tecnopop.com.br)

O que é design? Por Beat Schneider

O professor de história da cultura e do design define design em sua obra “Design – Uma Introdução. O design no contexto social, cultural e econômico”, página 197, da Editora Blücher:

“Design é a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais; é a visualização criativa e sistemática das diferentes funções de objetos de uso e sua adequação às necessidades dos usuários ou aos efeitos sobre os receptores”

O que é design? Por Helena Katz

Do capítulo Corpo, design e evolução, no livro Disegno. Desenho. Desígnio, da Editora Senac:

“Design é a organização das partes de um todo, de um modo que os componentes produzam o que foi planejado. Só que esse arranjo é sempre improvável, seja o design de algo extraordinário ou não. E isso ocorre porque o número de modos pelos quais as partes podem ser combinadas é excessivo. Cada arranjo não passa de uma quantidade enorme de possibilidades. Ou seja, cada arranjo realizado é tão improvável quanto todos os outros, não realizados.”

O que é design? Pelo Dicionário Michaelis

(dizáin) sm (ingl)
1 Concepção de um projeto ou modelo; planejamento.
2 O produto deste planejamento.

O que é design? Pelo Dicionário Houaiss

Rubrica: desenho industrial.
1. a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma física e funcionalidade
2. Derivação: por metonímia.
o produto desta concepção
3. Derivação: por extensão de sentido (da acp. 1).
m.q. desenho industrial
4. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. desenho-de-produto
5. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. programação visual
6. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. desenho (‘forma do ponto de vista estético e utilitário’ e ‘representação de objetos executada para fins científicos, técnicos, industriais, ornamentais’)

Locuções
d. gráfico
Rubrica: desenho industrial, artes gráficas.
conjunto de técnicas e de concepções estéticas aplicadas à representação visual de uma idéia ou mensagem, criação de logotipos, ícones, sistemas de identidade visual, vinhetas para televisão, projeto gráfico de publicações impressas etc.

Etimologia
ing. design (1588) ‘intenção, propósito, arranjo de elementos ou detalhes num dado padrão artístico’, do lat. designáre ‘marcar, indicar’, através do fr. désigner ‘designar, desenhar’; ver sign-

O que é design? Por Mônica Moura

Na página 118 do livro “Faces do Design” (leia o post) das Edições Rosari, a designer, artista plástica, mestre e doutora Mônica Moura define:

“Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar um projeto – o design – significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito da proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto”

O que é design? Por Vilém Flusser

Em “O mundo codificado“, da Cosac Naify , o autor define primeiro a palavra design como verbo e substantivo, na páigna 181:

“Em inglês a palavra design funciona como substantivo e verbo (circunstância que caracteriza muito bem o espírito da língua inglesa). Como substantivo significa entre outras coisas: ‘propósito’, ‘plano’, ‘intenção’, ‘meta’, ‘esquema malígno’, ‘conspiração’, ‘forma’, ‘estrutura básica’, e todos esses significados estão relacionados a ‘astúcia’ e a ‘fraude’. Na situação de verbo – to design – significa, entre outras coisas ‘tramar algo’, ‘simular’, ‘projetar’, ‘esquematizar’, ‘configurar’, ‘proceder de modo estratégico’. A palavra é de origem latina e contem em si o termo signum, que significa o mesmo que a palavra alemã Zeichen (‘signo’, ‘desenho’). (…) ”

Depois, Flusser explica o que se tornou o vocábulo design, na página 184:

“(…) design significa aproximadamente aquele lugar em que arte e técnica (e, conseqüentemente, pensamentos, valorativo científico) caminham juntas, com pesos equivalente, tornando possível uma nova forma de cultura”

O que é design? Por Lucy Niemeyer

O livro da Editora 2ABDesign no Brasil: Origens e instalação” tem um capítulo só pra origem e significado do termo design. Na introdução do capítulo a Doutora Anamaria de Moraes cita a própria Lucy definindo design:

“(…) ao longo do tempo o design tem sido entendido segundo três tipos distintos de prática e conhecimento. No primeiro o design é visto como atividade artiística, em que é valorizado no profissional o seu compromisso com artífice, com a fruição do uso. No segundo entende-se que o design como um invento, um planejamento em que o designer tem compromisso prioritário com a produtividade do processo de fabricação e com a atualização tecnológica. Finalmente, no terceiro aparece o design como coordenação, onde o designer tem a função de integrar os aportes de diferentes especialistas, desde a especificação de matéria-prima, passando pela produção à utilização e ao destino final do produto. Neste caso a interdisciplinaridade é a tônica. (…) estes conceitos tanto se sucederam como coexistiram, criando uma tensão entre as diferentes tendências simultâneas.”

O que é design? Por John Heskett

Citado por Dan Saffer, no livro Designing for Interaction – Creating Smart Applications And Clever Devices, editora New Riders, página 6:

“Design is to design a design to produce a design”*

* Pela brincadeira e pelo trocadilho com o termo design, eu não poderia traduzir essa definição para não perder o sentido

___

A intenção é sempre atualizar esse post com as definições que cruzarem meu caminho. Mas me diga, você tem alguma definição pra o que é design? Discorda de alguma das que eu selecionei? Então deixa nos comentários! :)

Post relacionado

Função do design x função do designer

Comenta esse post aí, vai?

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

35 comentários:

  1. Interessante o post e assistindo ao vídeo do Alexandre Wollner fiquei com a pulga atrás da orelha quando ele fala que uma capa de disco ou uma caixa de sabão não é design.

    Na minha concepção de alguém que não tem os anos que o Alexandre tem no campo do design, mas tenho que discordar da teoria dele. Estes elementos são design sim. A partir do momento em que o designer tem que desenvolver uma arte para uma capa de disco que transmita a essência daquela obra musical e que represente o artista e envolva a pessoa que veja aquele disco, isto é design. Existe ali um propósito, uma busca, um planejamento.

    Eu fiquei com o pé atrás neste ponto da entrevista. O Wollner tem uma importância inegável na construção do design brasileiro, mas como ele mesmo fala na entrevista, precisamos criticar. E quando ele fala que capa de discos, de livros, não é design, tenho que sair e olhar de fora e ver o que ele quis dizer com isso e até este momento, eu discordo com ele. E vocês, o que acham?

  2. O Wollner, é o cara mais anti ético que já vi, literalmente parou no tempo, o que era design no tempo dele é ainda hoje e mesmo assim gagueja p/ tentar explicar o que é o mais simples. Não sei como ele não comentou (chorou) que o Itáu mudou a marca que ele criou…resposta: o Itáu mudou p/ evoluir, atualizar a marca e agora pertence a ela, portanto não tem mais que dar nenhuma satisfação. Até porque quando se desenvolve um projeto p/ o cliente esse projeto, depois de pago, passa a ser do cliente, simples assim.
    Uma capa de livro ou de CD não é design, então porque ensinam isso nas instituições? Boa hora do Sr. Wollner se aposentar e ficar calado, para benefício da comunidade de designers :)D

  3. Acho que, quanto mais essencial é a pergunta, menos definitiva a resposta deve ser. É ai que entra a filosofia. Ai que entra o debate. Ai que mora a modéstia.
    Por isso, gostei tanto de ver várias ideias expostas em um mesmo post. Parabéns pela curadoria! Flusser é ótimo! :)

    S2
    Mari

  4. Ótimo post, realmente uma questão muito básica que muitas vezes deixamos de discutir.

    eu concordo com as definições e a minha favorita foi a definição da Monica Moura que foi mais clara e objetiva.

    mas o que me intriga mais são os outros termos utilizados ou pseudo-classes do Design como Webdesign muitas vezes contestado como errôneo por muitas pessoas mas tão comum no nosso dia a dia.

    Gostaria de ter mais informações de quando surgiu esse termo e quem foi o primeiro a lança-lo na mídia até sua atual popularização.

    uma coisa boa da nossa profissão ser recente é que não precisamos ir muito a fundo na história para desenterrar tais respostas pois muitos dos designers que viveram essa historia ainda estão vivos..

    mas pra mim design existe muito antes da palavra ou conceito em si surgir…afinal o nosso antepassado que amarrou uma pedra pontuda em uma pedaço de madeira para fazer um machado nada mais estava fazendo do que projetando uma ferramenta para solucionar um problema e é isso que o design significa para mim criar soluções criativas para problemas cotidianos. e melhorar o mundo a nossa volta.

  5. Pingback: O que é design? |

  6. Muito bom colocar lado a lado estas definições para abrir possibilidades ao invés de restringir em algum conceito único.
    Nesta listagem eu também acrescentaria a definição de Jorge Frascara, expressa em “Communication design: principles, methods and pratice” (tem em ingles e espanhol se não me engano), tá logo na página 2.
    Abraços,
    Jade

  7. O que é Design é um livrinho que escrevi em 1988 da brasiliense qdo meu grande amigo Caio Graco, então dono da editora, se interessou pelo assunto e gostou.
    Na época não havia nada que explicasse este tema.
    Pelo que vi aqui ainda é um tema com muitas duvidas ainda.
    abs
    wilton azevedo

  8. Colega, Alexandre Wollner falou tudo.

    Ele considera o design como projeto num todo. E todo projeto surge da necessidade de se resolver algum problema. Sendo assim, este deve contemplar:

    Etapas de Concepção (visual, tecnológica, ergônomica, etc..)
    Etapas Estratégicas (público-alvo, segmentação, custos, escolhas de materiais etc..)
    Testes e Aplicações.

    Todos esses fatores unidos com um único objetivo: Agregar valor e mais um elemento que apenas concepções de design possuem… que é a função.

    Por isso conceber produtos de design é tão necessário e valioso nos dias de hoje como comentou o Wollner ao falar da durabilidade de uma marca.

    Pode ter certeza colega, a marca do itau, mudou para pior. O conceito etimológico da palavra vem de pedra-negra. Sendo assim, mudar o preto para o azul, foi um erro.

    Sou Designer Gráfico, pós-graduado em Design Estratégico. Estou falando isso com base na minha experiência na concepção de produtos.

  9. Porque tudo tem q ter significado? Design no meu ponto de vista é justamente um não-linear, não-estático, é sempre mudar, é projetar e reprojetar, é PENSAR, é resolver problemas, é não definir e sempre existir/resistir, é inovar, é criar com solução e arte… Paz e beats!

  10. Pingback: O que é design? | Paulo Designer

  11. Interessante que logo no livro/documentário sobre Wollner, ele afirma que há alguns anos, Identidades Visuais eram feitas para durar mais e que precisavam de poucos ajustes – normalmente a cada cinco anos. Mas que hoje esses projetos já demandam atualizações em intervalos mais curtos, a cada dois 2 anos, mais ou menos.

  12. Entao quer dizer que ilustração não é design?Discordo.Como ele mesmo disse, “Design é a identidade visual…” E, ora? A ilustração não faz parte da identidade visual do produto? Capa de livro pra mim é design.Ilustração e´design! Mas cada um tem uma definição, né? rs Aliás, ninguém consegue definir ao certo o que é e o que não é design…Eu diria que design é tudo mas não é qualquer coisa. ;) Ótimo post. Boa noite. (Raysa, estudante de design da PUC-Rio 2011)

  13. eu queria saber o que oque desin. porque eu desenho, bem e queria fazer uum curso para me ajudar a desenvolver esse dom . agora posso fazer o curso avontade porque sei muito bem oque e desing. e isso pode me ajudar muito no futuro.e muito obrigado pela ajuda vou sempre voltar nesse sity.

  14. Pingback: O que é Design? « Agência Redes

  15. Design é tudo, menos um bando de gente com guache e esquadros na mão.

    Design é tudo, menos um bando de usuários com um iMac usando photoshop e illustrator.

  16. Encontrei este site por causa de um artigo que estou escrevendo sobre “O papel do design e sua relação com o consumo” e mesmo no 3° semestre de design na ESPM-Sul ainda é complicado encontrar uma definição sobre o que é design.

    Sabemos do que se trata, mas sua área de atuação é tão ampla que acaba dificultando uma explicação mais clara do que se trata, fazendo com que muitas vezes eu nem me preocupe mais em explicar para os outros o que é Design.

    Mas gostei muito deste post com algumas definições, e apesar de ouvir algumas críticas em relação ao Wollner procuro sempre estar atento ao que ele diz, pois não posso desconsiderar seus longos anos de experiência no Design. No entanto não posso deixar de discordar do trecho onde ele diz que:

    “Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas.”

    De fato a estética de nada vale se todo o contexto não é considerado, porém ela faz parte do processo como consequência. Queiramos ou não, um produto de destaque não obtém sucesso somente por sua funcionalidade, mesmo sendo uma tecnologia nova, que em determinado momento deixará de ser e seus concorrentes se valerão justamente do artifício da forma, ela depende dos atributos estéticos para se sobressair no mercado, a exemplo dos produtos da Apple.

    No demais, acho que tudo o que se disse em relação ao design é válido, alguns insuficientes, outros complementares.

  17. Maravilha! Mas, poderia ter referenciado Joaquim Redig, no livro Sobre Desenho Industrial.

  18. Uma definição para design:

    Design é a idealização, planificação, criação, concepção, elaboração e especificação de produtos ou serviços, orientadas por uma metodologia projetual e visando solucionar um problema de um usuário ou de um grupo de usuários.
    Silvia Matos
    Professora de Design da UFRN

  19. Pingback: O que é design? Por Alexandre Wollner | Marcus Pessoa

  20. Pingback: O que é design? Por Alexandre Wollner

  21. Em linhas gerais, Design é a elaboração de projeto (gráfico, industrial, arquitetônico, etc.), no qual foi pensado e aplicado um conjunto de elementos, cujo resultado final busque atender algumas das principais necessidades e desejos humanos, sejam estéticos, emocionais, psicológicos, ergonômicos, fisiológicos, entre outros.

  22. Pingback: O que é design? - Criativosfera - Escola online de design

  23. Achei muito interessante os conceitos concebidos para design.
    Sou Designer de Interiores e é a primeira vez que leio vários conceitos bem bacanas.
    Adorei o post!