Novo layout do DESIGNICES!

Aêêêêêêêê! Depois de muita enrolação aí está o novo layout do blog, não ficou uma lindeza? Desde o começo, em setembro de 2009, eu queria expor minhas ideias, atiçar discussões e exibir referências que eu curto e que não estão nos sites com seis quizilhões de acessos por dia. Eu usei dois layouts como repositório de ideias até que chegou o dia que eu precisaria pensar visualmente no projeto, ter uma identidade mais forte, sólida. E daí eu tomei algumas decisões, abri mão de algumas coisas, não arredei o pé de outras. Deixa eu falar um pouquinho do processo e dos elementos:

De 1024px para 1280px

Resoluções e menores de 1024px correspondem apenas a menos de 10% dos leitores, e mais de 30% desses usam tablets. Ou seja: se eu posso explorar um 1280px de largura, por que não? Daí já me baseei em proporção áurea pra criar as divisões em três colunas, onde uma é só pro título. Eu queria trabalhar muito o branco e os respiros, essa solução caiu como uma luva

Tipografia: Stafford Regular

É muita Arial, muita Times e muita Georgia nesse mundo dos headlines, meu deus. Aos poucos as webfonts vão aparecendo mais rápido, com menos problemas no crossbrowsing e de kerning. Aos poucos. Procurei, procurei até esbarrar numa que realmente me tocasse, me conquistasse. E foi ela, Stafford Regular, devidamente comprada, legalizada. Tudo certinho =)

Cores

Quero conforto pra leitura, os textos geralmente abusam da boa vontade dos leitores. É coisa demais pra ler (e vocês lêem, OBRIGADO!). Aí o pessoal vem e PIMBA, detona nos comentários e vem mais texto. E vocês, novamente, lêem. Acredito que dessa maneira eu consiga tornar a leitura o mínimo cansativa possível na tela.

Botões, botões, botões

Cada hora aparece algo novo, uma rede social nova, um app, tudo. Daí os sites vão ganhando cada vez mais cores, e cores. Logo tudo vira uma massaroca de coisas. É um tom de azul que não combina aqui com aquele outro. Um monte de carinhas de um lado, botão vermelho do outro. Botão que muda com o tempo e fica estranho. Chega. Aqui vai ser do jeito que eu quero, dentro da identidade do site. Aliás, somente Twitter e Facebook por enquanto, que estão funcionando exatamente como desejei. Aboli o Google PLUS. Não gosto do projeto deles e não quero ser mais um na ação do Google de povoar todos os produtos com essa ferramenta. Enquanto eles não mudarem a postura, DESIGNICES não participa dessa rede. E ponto final.

Um cara chamado Marcelo Gorzoni

Esse site só está no ar por causa de um grande amigo (designer, analista de SEO, desenvolvedor e o maior companheiro pros cafés pós-almoço de 2011/12) que além de codificar todo meu layout nos mínimos detalhes ele também me cobrava “cadê o layout? Não vai passar? Quero fazer logo, vamos subir isso, não seja um VAGABUNDO“. E eu não fui um vagabundo mesmo. Gorzoni, meu irmãozinho, muito obrigado.

Layout de comentários mais bonito

Ainda, claro, tenho coisinhas pra ajustar no blog, mas a maioria tá aí, completa belezura. Essa parte foi feita exclusivamente pra você caprichar. Pode estreá-la comentando o que achou do DESIGNICES 3.0 e sugerindo o que quiser! Topa?

22 comentários sobre “Novo layout do DESIGNICES!

  1. Poxaaaa, eu amo design de interfaces, e principalmente interface de site, o layout ficou shooow de bola, só com ele ja aprendi bastante coisa a respeito da área :)

    Parabéns!

  2. Tá ficando show! :)

    “Ficando” pq vc ainda vai ajustar pequenos detalhes antes do 3.0, eu sei. hehe!
    As minhas observações vou te mandar em PPT, analizando heuristicamente como um bom AI deve fazer e também para combinar com todo o conceito que empregou aqui nessa belezura!

    O Richard falou uma coisa bem legal que eu tb não tinha pensado: Responsive Design. Acho que tem TUDO a ver com o Designices. Acho que dá um trabalhinho para programar, mas vale pensar em um projeto 3.0. Vale a pena!

    Senti falta apenas dos estudos que fez, sketches e aquela tranqueiraiada toda que a gente gosta de guardar quando estamos projetando algo.
    Interpretei o lance das cores (mesmo sem vc ter explicado isso) como algo que deixa o layout mais neutro, podendo o senhorito, abusar mais das cores nas imagens que venha colocar aqui. Estou certo?

    Parabéns meu filho! E quando precisar de mim para algo, já sabe, tô aí na Família! :)
    Bjão!

  3. Lindooooo!!!
    Vou ser a única chata aqui.
    Achei pb demais!!! =p

    Beijos Pri

  4. tem designs que são simples, mas é um simples de uma maneira boa. esse é o novo layout do designices. ele possui tudo o que precisa, sem firulas, distrações ou frescuras tão comuns hoje em dia. ele é completo mas vai direto ao ponto.

    tem o que arrumar? sempre tem, mas já é bem melhor que o anterior na minha opinião.

    o gorzoni mandou muito bem. mesmo pq se não fosse por ele não tinha saído nada…rs

    concordo com o richard quanto ao responsive design. (já tem muita gente falando disso, implementa rápido!) queria poder usar a tela do tamanho que quiser…rs

    bom, é isso. muita sorte e sucesso com seu site. abraços.

  5. Tô apaixonada por esse novo layout. Sério, até agora não consegui encontrar nenhum problema gráfico, só acertos. A escolha da fonte foi realmente um BINGO no novo layout, é difícil vermos Slab Serifs em sites. A saturação das sem serifas deixou uma monotonia linear grotesca em nossos corações (sem ofender as grotescas, coitadas).

    Parabéns, Fratin. Vou até sair do feed e ficar lendo por aqui. ;)

  6. Adorei! Gostoso de ler, não tem nada que puxa a minha atenção pra outro lugar quando estou lendo. Amo pb e essa fonte é linda. Parabéns!

  7. Nossa, quanta gente por aqui!
    Valeu, amigos. Aos poucos eu ajusto aqui e ali pra ficar mais interessante. Cada vez que algo assim acontece eu sinto mais e mais vontade de produzir conteúdo pra cá e trazer novas referências. E vâmo que vâmo!
    [ ]s!
    Fratin

  8. Parabéns Fratin, bom te ver empolgado novamente!
    O que um ano de respiro não faz com uma pessoa, não? haha

    Aquele abraço, guri!

  9. aaah, eu acabei de conhecer o site, mas eu confesso que assim que cliquei pensei ‘finalmente um bom site’, a primeira impressão foi certa.

  10. Pow Rogério, ficou show. Eu andava meio ausente e quando voltei me surpreendi com o site. Parabéns a você e ao Marcelo. Sucesso sempre!

    Abraço,

    Alex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>