Livrarias online: Cadê os livros de design?

Quem já acessou a página inicial desse blog deve ter percebido como eu gosto de ler livros de design e comentá-los. Até leio bastante coisa sobre outros assuntos, mas aqui [por motivos óbvios] eu foco nos livros de design. Tão bacana quanto comprar os livros é encontrá-los. Pode ser lendo a bibliografia recomendada de alguma publicação que eu gosto, pode ser pela indicação de algum amigo, mas o mais comum é esbarrar com eles nas grandes livrarias físicas. E o procedimento é bem simples: Eu entro na livraria, procuro a seção de design [quando tem…] e fico fuçando nas publicações. Existem, claro, aqueles títulos mais populares [e muito bons, na maioria das vezes], só que é mais divertido quando aquele livrinho escondido na prateleira surge, você estranha, abre, folheia e se surpreende, não é? Quase uma recompensa pela dedicação de revirar e xeretar tantas capas e lombadas. Foi assim que eu encontrei pérolas, como o Livro dos Coelhos Suicidas e o Good Husband Guide.

No geral as livrarias online são mais baratas do que as físicas e claro, muito mais cômodas pra comprar. Nessa nossa falta de tempo generalizada, em 3 minutos você vai até o site com o valor mais barato, pede no cartão de crédito e pimba! Em poucos dias chega pelos Correios. Isso quando se sabe do livro. Mas e quando precisamos comprar um livro nas lojas online? Como seria a versão digital dessa busca pelas publicações? Como encontrar títulos diferentes dos convencionais?

Notei algumas dificuldades em lojas escolhidas aleatoriamente e então resolvi fazer uma [simples] metodologia pra analisar esse tipo de serviço. As tarefas:
I. Chegar na página principal [geralmente suma subhome] de livros da loja
II. Procurar pra ver se existe uma seção [a "estante"] de livros de design
III. Buscar pela palavra DESIGN na seção de livros
IV. Clicar no primeiro resultado e analisá-lo quanto a relevância na busca e qualidade do resultado, os detalhes do livro e informações/outros livros relacionados

Importante:
1. Por motivos óbvios eu não executei o teste nos sites das editoras nem na 2AB, que é especializada em livros de design.
2. Claro que existem muito mais sites de livrarias, mas fiz apenas nos que mais frequento e compro.
3. Mantive os prints inteiros, com a barra de endereços com a URL, barras de rolagem etc. Acredito que dessa maneira os fluxos fiquei mais fáceis de serem compreendidos.
4. Essas interfaces foram “printadas” em 05/08/2011. É provável que com o tempo, a chegada de novos livros e término do estoque de outros, a ordem dos resultados mudem. Não vou atualizar aqui se uma ou outra livraria mudar a ordem, já que mais cedo ou mais tarde outros livros – mais ou menos relevantes – podem aparecer no topo da busca. A ideia é documentar o que testei.

Livraria Cultura

O site já começa com a home de livros, mas não mostra as categorias.

Livros de design na Livraria Cultura - 1

 

Basta um mouse over no link “livros” do menu horizontal para que as categorias sejam exibidas. O site da Livraria Cultura tem a categoria Design gráfico e industrial.

Livros de design na Livraria Cultura - 2

 

Quando é buscada a palavra design, o primeiro resultado é SACRED BUILDINGS – A DESIGN MANUAL, um livro importado da categoria ARQUITETURA. Estranho esse livro ser relevante para a busca. Além de nem ter a imagem da capa, a categoria com mais resultados de busca é DESIGN GRÁFICO E INDUSTRIAL e não a de ARQUITETURA.

Livros de design na Livraria Cultura - 3

 

Na página do livro não tem descrição nem indicações de outros livros, nem relacionados.

Livros de design na Livraria Cultura - 4

 

FNAC

A subhome de livros da FNAC não mostra as categorias abertas. Nada de design à vista por enquanto.

Livros de design na Fnac

 

No mouse over do link “livros” o sistema mostra as categorias, não tem design.

Livros de design na Fnac

 

Para a busca da palavra design o resultado é HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO, de Phillip Meggs, um ótimo livro. Interessante é notar que o segundo é o Novos Fundamentos do Design, da Ellen Lupton; e o terceiro é DESIGN RETRO – 100 ANOS DE DESIGN GRÁFICO, a primeira rolagem dos resultados é bem relevante.

Livros de design na Fnac

 

Na página do primeiro resultado da busca um dado falho-curioso: no breadcrumb o DESIGN fica dentro da categoria ARTES. Embora exista uma relação, discussões, diferenças e blablablás a respeito, DESIGN também poderia estar em alguma outra categoria, como COMUNICAÇÃO E LINGUÍSTICA. Acredito que deixar DESIGN onde ele está não é a melhor opção. Poderia, sim, deixá-lo junto das opções do menu. Na página do livro existe descrição da publicação e livros relacionados na parte “Clientes também compraram”.

Livros de design na Fnac

 

 

Americanas

A subhome de livros já mostra as categorias todas abertas. Nada de design nas categorias.

Livros de design na Americanas.com

 

O primeiro resultado de busca para design é NAMORICO, de JOANA D’ARC TORRES DE ASSIS. Não vi a palavra design em lugar algum nesse resultado. Nos filtros da esquerda podemos notar que existem 12940 resultados para design em INFANTO-JUVENIL, 6072 para MEDICINA, 11174 para DIREITO. Existem problemas graves nesse resultado de busca, não? O segundo resultado é um livro de design em espanhol. Não conheço esse título, mas tenho certeza que não é mais relevante do que vários bons títulos em português.

Livros de design na Americanas.com

 

Na página do livro encontrado também não tem a palavra design. Na descrição a categoria é INFANTO-JUVENIL.

Livros de design na Americanas.com

 

Outro detalhe bem interessante são as sugestões: Máquinas de lavar! Ou seja, você quer comprar um livro de design e, além de não encontrar dessa forma, ainda recebe terríveis sugestões.

Livros de design na Americanas.com

 

Submarino

Na subhome de livros podem ser feitas buscas pelo título, autor, editora ou seção, além de sugestões de autores mais populares.

Livros de design no Submarino

 

As categorias aparecem abertas, e como na Americanas.com não tem design entre elas.

Livros de design no Submarino

 

Mesmo escolhendo a opção LIVROS e não LIVROS IMPORTADOS, os primeiros resultados são de publicações estrangeiras. LOGO DESIGN, da TASCHEN é o primeiro. Até são livros que podem despertar algum interesse, mas não respeitam a regra definida na hora de realizar a busca. Vale também olhar que no Submarino existem mais livros de INFORMÁTICA do que de ARTES, por exemplo, para uma busca da palavra design. Note que ele também mostra resultados de DESIGN em CAMA, MESA E BANHO.

Livros de design no Submarino

 

Na página do primeiro resultado da busca a descrição é toda em inglês, consta que o livro é nacional e não apresenta categoria. Ele define que a tag mais usada pra definir esse livro é ESTUDO, com 8 ocorrências. Nos livros relacionados ele mostra como CONFIRA MAIS MUSEU [?] e livros com esse assunto. Seria LOGO DESIGN, para o Submarino, um livro sobre MUSEU?

Livros de design no Submarino

Importante: Busquei outros livros de design no Submarino e verifiquei a categoria que eles se encontram. Não existe coerência. O livro das Edições Rosari, Linguagens Do Design: Compreendendo o Design Gráfico, por exemplo, aparece na categoria GERAL. O mesmo apareceu para livros de TIPOGRAFIA.

Saraiva

A home de livros da Saraiva começa com a busca detalhada de livro na esquerda e com todas as categorias abertas.

Livros de design na Saraiva

 

Não existe DESIGN na lista de categorias

Livros de design na Saraiva

 

Quando se busca DESIGN, ele mistura tudo, DVD [que inclusive aparece com mais resultados no filtro], livros, livros importados, audiobooks. Tem resultados pra DESIGN até em livros de AGROPECUÁRIA, TURISMO e produtos em INFORMÁTICA/TECNOLOGIA

Livros de design na Saraiva

 

O primeiro resultado é DEXTER – DESIGN DE UM ASSASSINO. Obviamente não é o tipo de livro que procuramos. A categorias é LITERATURA ESTRANGEIRA/ROMANCE. Note que não existe DESIGN no descritivo do livro e as indicações de “compre junto” são para mais livros aparentemente dessa coleção.

Livros de design na Saraiva

Nobel

A home do site já começa com uma seleção de livros, na subhome específica tem outras opções.

Livros de design na Nobel

 

As categorias aparecem abertas, assim como as editoras. Inicialmente achei que não haviam mais editoras que a NOBEL trabalhava, mas depois, com buscas específicas, descobri que tem várias mais e que eles simplesmente não listam e nem colocam algo como “ver todas”.

Livros de design na Nobel

 

O resultado de busca mostra que existem livros em categorias “perdidas no limbo”, repare que a última que ele mostra é PUBLICIDADE, DESIGN E ARTES GRÁFICAS. Aliás, reunir PUBLICIDADE e DESIGN numa mesma categoria é bem estranho, incoerente. Note também que nas editoras apareceu a 2AB, que não estava na lista anterior.

Livros de design na Nobel

 

O primeiro resultado de busca é o DESIGN GRÁFICO VOL. 02 – PHOTOSHOP, um livro de técnica ferramental e não mostra categoria alguma. O breadcrumb está como HOME > NOBEL > DESIGN GRÁFICO VOL 02. NOBEL, ali no meio, seria uma categoria? Sinceramente não entendi.

Livros de design na Nobel

Martins Fontes

A Martins Fontes tem um detalhe curioso: CADA uma das suas lojas tem um site. Eu testei na que tem perto de onde moro [a São Paulo - Cerqueira César]. As categorias aparecem na lateral, mas DESIGN não é exibido.

Livros de design na Martins Fontes

 

Eles colocaram a categoria DESIGN E DECORAÇÃO na lista, mas só mostra depois de clicar em “+ veja todos”, no final da lista. Outro agrupamento infeliz dos produtos de design.

 

Livros de design na Martins Fontes

 

A busca encontra, como algumas livrarias que analisei, DESIGN em diversas categorias, entre elas DIREITO, ESOTERISMO, AGRICULTURA E PECUÁRIA. A que mais tem resultados é DESIGN E DECORAÇÃO.

Livros de design na Martins Fontes

 

O primeiro resultado de busca é bem relevante: DESIGN GRÁFICO – UMA HISTÓRIA CONCISA, de Richard Hollis, um bom livro, mas com bem pouca informação a respeito. Geralmente colocam uma ou duas linhas, inclusive quando os livros são da própria Martins Fontes, como o DAS COISAS NASCEM COISAS, de Bruno Munari.

Livros de design na Martins Fontes

Siciliano

A Siciliano segue a linha da maioria: Subhome de livros com todas as categorias abertas. Não tem DESIGN.

Livros de design na Siciliano

 

A busca, como na Saraiva, se perde em diversas categorias, como CIÊNCIAS EXATAS, ECONOMIA, CONTABILIDADE.

Livros de design na Siciliano

 

O primeiro resultado, também como na Saraiva, retorna DEXTER – DESIGN DE UM ASSASSINO em primeiro. O terceiro resultado, DESIGN THINKING, até é bem interessante, mas muitas vezes passa em branco por não estar no topo, assim como os buscadores da web.

Livros de design na Siciliano

Repare nas indicações de livro, todas relacionadas ao tema do Dexter, livros que viraram seriados e coisas do tipo.

Livros de design na Siciliano

 

E onde você quer chegar com isso, Fratin?

Bem, sinceramente se minha amada vozinha Maria Tereza ainda fosse viva, BEM provavelmente ela não saberia dizer o que seu neto mais velho faz da vida. Nem o meu vô Antonio. E isso não me incomoda. O que me chateia é saber que quem Relação de assuntos de livros da Biblioteca Nacionalfaz diferença pra gente, como as livrarias, não estão preparadas pra atender nossas demandas. Nem sabem quais são. No site da Biblioteca Nacional, entre os assuntos disponíveis, não tem design, mas tem ARTES GRÁFICAS, que e muito melhor do que DECORAÇÃO ou PUBLICIDADE, não? Os funcionários vendem livros de design e não sabem do que se trata. Não, não precisa ser expert no assunto, só saber o mínimo, coisa que poucas testadas sabiam. Imagina que uma mãe, tia, namorado pretende comprar um livro de design de presente? É provável que eles façam bem parecido com o “caminho” que fiz na busca dos sites. Se eles não acertassem um ou outro site que retornou um resultado interessante, você ganharia o livro do Dexter ou então o Namorico. Mas alguém pode dizer “Ah, mas ele tá procurando a palavra design apenas, e isso aparece em muitas categorias”. Não deve aparecer. Então quer dizer que se eu buscar a palavra AUTOR ou ISBN ele deve retornar todos os livros, já que em todos tem esse termo?

PAUSA MEDONHA: Na dúvida eu fiz esse teste em alguns dos sites que testei. Pasme. SIM, eles retornaram TODOS os livros… Não prossegui para testar as demais para não intervir na minha sanidade mental.

Encontrar bons livros de design no período que fiz graduação era bem mais complicado e caro do que agora. Hoje temos uma infinidade de títulos para fundamentos do design, tipografia, referências visuais, livros de artigos, tudo. Não deixá-los “acháveis” é algo que não deve/pode acontecer. Se você tem, como eu, a cultura de fazer compras online, tem muito menos chances de achar bons títulos do que indo na loja física e geralmente pagando mais caro. Design não é decoração, nem publicidade. Algo tem que ser feito.

Gostaria que esse estudo fosse visto pelas livrarias que citei – e outras que nem testei – e que nos dessem respostas nos comentários. Como isso é um pouco difícil, pelo menos meu registro foi feito.

Deixo duas perguntas aqui, peço a gentileza de ajudar nos comentários:
1. O que achou desse estudo?
2. Quais seriam os três livros de design mais importantes que mereceriam aparecer no topo de um resultado de busca coerente?

Sei que o post é grande e demorado pra carregar. Obrigado por ter chegado até aqui
;)

12 comentários sobre “Livrarias online: Cadê os livros de design?

  1. 1. O que achou desse estudo?

    Você expressou exatamente os caminhos que eu sigo quando desejo encontrar bons livros de design. Lembrando que, na minha cidade, só temos a Saraiva MegaStore dentre essas grandes livrarias físicas. Americanas eu nem conto…

    2. Quais seriam os três livros de design mais importantes que mereceriam aparecer no topo de um resultado de busca coerente?
    Esta é uma pergunta difícil… eu não vou pensar muito, porque tenho tendência a buscar a lista perfeita, e isso não vai sair. Vou ver como funcionaria listando os 3 primeiros que eu recordar:
    Das coisas nascem coisas, do Bruno Munari;
    Sintaxe da Linguagem Visual, da Dondis; e talvez…
    Design do Objeto, do Gomes Filho. Nem vou justificar…

  2. Cara, eu sou suspeito para falar. Sou fã do designices por que vc sempre aborda assuntos onde ninguém da área chegou. Este post me pegou de surpresa. show de bola!
    Os blogs de design estão repletos de referências, mas são raros os textos e pesquisas críticas como a sua. Parabéns pelo post. Está lindo!

    Bom, falando do que acontece com o site das livrarias, é lamentável. Esse é apenas um reflexo da falta de importância que é dado ao assunto pelas livrarias aqui no Brasil, o que me motiva ainda mais a comprar na Amazon. Ah se as livrarias daqui seguissem pelo menos um pouco do que a Amazon faz.

    E é bom que as livrarias saibam que a falta de um Arquiteto de Informação/Designer dá nisso aí [agora puxando a sardinha para o meu lado rs]

    E só para não deixar escapar o trocadilho, o Submarino “boiou” nessa do “Museu”, hein! =P
    Mas isso é pequeno perto de todas as outras coisas que mostrou. Como disse, só da para comprar se vc já souber o nome do livro de Design, senão haja determinação e força de vontade.

    Agora vou torcer para que as livrarias leiam isso e iniciem uma melhoria da questão. Nós merecemos.

  3. Passei por isso esses dias Fratã: fui tentar buscar livros deTipografia nessas gdes lojas online e fiquei bem decepcionado… acho que o lance é bem esse: quem conhece ou faz design vai se vira e tenta achar de alguma forma. Agora se minha tia se interessa pelo assunto, fica a ver navios.

    Não tenho de cabeça (ai e nem vou ficar procurando no Google ou tentando lembrar agora rs) livros pra emcabeçar a busca, mas seria ótimo, seguindo esse raciocínio, livros sobre definição do que é design, os principais fundamentos, história, como aqueles “bons livro” que lemos durante a saudosa faculdade!

    Abs

  4. Valeu, Tereza, Marquinho e Duds!
    Ricardo, desculpe, não entendi esse teu comentário [li o texto do link].
    [ ]s!
    Fratin

  5. Buenas,
    Por essas e outras que a passadinha nas livrarias “reais” sempre vale a pena. Eu adoro livros de dramaturgia e teatro, o que é pior do que adorar livros de design, pode acreditar [hehehe]. Não existe a aba “Dramaturgia” nas livrarias online, e muitas vezes nem na aba “Artes” consigo encontrar peças para ler. Acabo usando os sites para comprar livros específicos, aqueles que eu sei o título, subtítulo, autor e ISBN direitinho.
    Ainda falta muito para as livrarias virtuais conseguirem simular o ambiente de um loja física, onde cada segmento tem seu espaço, mesmo que escondido, escuro e empoeirado. Mas pesquisas como a sua já são um ótimo começo para pensar em estratégias mais eficazes de localização de conteúdo.

    Ótimo post, como sempre!

    Abs,
    Elisa

  6. … aí é que entra a 2AB.com.br para cobrir este nicho de mercado… O futuro dos modelos de negócios online está nos mercados de nicho. :-)

    Abração a todos,
    Carol Hoffmann

  7. Excelente estudo, devia servir de base para eles mudarem mesmo. O que as associações de design tem feito com relação a isso? Merece uma mobilização…

    Eu adorei o post porque me identifico com todos esses problemas, são exatamente os sites que olho quando vou comprar livros de design. Sempre pesquiso em todos eles para comparar os preços e também o Ciadoslivros.com.br (que tem bons descontos, as categorias aparecem na página inicial e design fica dentro de artes), a Livraria da Travessa e o Buscapé.

    É realmente um problema quando quero dar uma olhada geral e na pesquisa sempre sai uma salada.

    Ontem mesmo gastei 400 reais (taxa inclusa) com 5 livros no Amazon depois de muita pesquisa (otimizada pelo site) e o único problema é a demora na entrega mesmo, porque livro importado aqui tá caríssimo.

    Sobre os livros importantes, acho que a bíblia do meggs é essencial, o introdução do rafael cardoso pra nos representar e o textos clássicos do design gráfico.

    Abs!

  8. Oi, Camila!
    Puxa, muito obrigado pelo comentário. Esse post tá MUITO grande, assustador, inclusive, mas não vi outra maneira interessante de mostrar isso. Eu sempre “apelo” pra Amazon também. Sem contar que as sugestões deles são, no meu caso, 100% garantidas. Essas sugestões eu vou colocando na wishlist e um belo dia, junto com outros livros que peço, encomendo umas duas delas. Em anos e anos de Amazon eu nunca comprei um livro “mais ou menos” desses de recomendações. Isso sim resolveria bastante de nossos problemas com livros. Claro, esse é um sistema meio caro, então o mínimo que poderia fazer era fazer direito. Eu falei de design, mas tenho certeza que diversas outras áreas passam pela mesma coisa.
    Vi o link que colocou aqui, um blog dos alunos da UFC (http://direcaodearteufc.blogspot.com/). Muito bacana essa iniciativa e muito obrigado por linkar o DESIGNICES lá, viu?
    Me diga, quais livros comprou na Amazon?
    Obrigado pelo comentário.
    [ ]s!
    Fratin

  9. Opa! Obrigada pela visitinha no DAUFC :) Engraçado que eu não estava esperando resposta por aqui, mas o Analytics de lá me contou que tivemos visitas ilustres, então resolvi checar! Hehe

    Os livros que comprei no Amazon são sobre cartaz e cartaz de cinema, que é o tema da minha monografia, e não encontro nada sobre o assunto aqui no Brasil. Só “O Cartaz” do Moles, que considero meio defasado. Quando encontro algum, está em falta e custa o dobro do preço. Então encomendei:

    - “History of the Poster”, Josef Muller-Brockmann;
    - “A Century of Movie Posters: From Silent to Art House”, Emily King;
    - “Art of the Modern Movie Poster: International Postwar Style and Design”, Judith Salavetz;
    - “A Century of Posters”, Martijn F. Le Coultre;
    - “Advertising & Art: International Graphics from the Affiche to Pop-art”, Giovanna Mori.

    Se você tiver alguma recomendação, agradeço!

    Abs,

  10. Oi Gente!

    Achei difícil achar esses livros nesses sites, e por incrível né que encontrei esse post muito interessante sobre essa dificuldade.

    Eu vou iniciar um curso em Designer em janeiro. Mas, gostaria muito de já começar estudando agora. Então, vocês que sabem e que já estudaram, poderiam me indicar bons livros introdutórios para eu comprar ou pegar na biblioteca?
    Muito Obrigada!!
    Manda para ariellarayder@yahoo.com.br
    Ariella

  11. Ops, eu esqueci de dizer, minha área é designer gráfico, quero trabalhar com publicidade. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>