FILE 2011

Começou hoje (18/07/2011) com a festa de abertura o FILE 2011, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que acontece aqui em São Paulo, na Avenida Paulista.

FILE 2011 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Como sempre o FILE traz diversas instalações, jogos em vários suportes, projeções e se mune de todo tipo de parafernalha (com TODO o respeito à essa palavra, claro) criadas por artistas de diversos países para mostrar o que é possível fazer e como a arte eletrônica pode ser divertida e o mais importante, interativa. Adoro participar das brincadeiras eletrônicas e ver como as pessoas, aparentemente sérias, cisudas (que estão no horário de almoço na Av. Paulista, por exemplo) se soltam e brincam feito crianças. Esse ano o FILE está em dois andares na no prédio do Centro Cultural FIESP e cheio de coisas legais. Simulador de furacão que você fica dentro, buscador de falas em filmes famosos, games para tablets, mãos que reconhecem um sorriso e acenam (isso mesmo!), balão gigante que flutua e, com a participação dos interatores, desenha nas pareres, chão, em tudo… E vai até um fliperama todo analógico, feito com objetos que temos em casa. É muita coisa pra tentar elencar e explicar aqui e talvez nem funcione, o evento é para experimentar. E tem diversas animações, obras que são apenas de áudio… enfim, muita coisa divertida pra ver. É comum, na primeira espiada, uma certa falta de entendimento ou dúvida de como funciona, mas vale tentar, arriscar, ler a explanação ou perguntar pros monitores.

Vale a muito a pena dar uma passada (ou várias passadas, como eu farei) no FILE 2011, anote aí:

FILE 2011 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

De 19 de junho à 21 de agosto de 2011
Centro Cultural FIESP
Avenida Paulista, 1313 (exatamente na saída do Metrô Trianon Masp), São Paulo, SP – Veja o mapa [abre em uma nova janela]

Horário de funcionamento:
Segundas das 11:00 às 20:00
Terças à sábados das 10:00 às 20:00
Domingos das 10:00 às 19:00

FILE 2011 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

2 comentários sobre “FILE 2011

  1. Muito bom.
    Fui nesse final de semana dar uma conferida nessa edição do File, mas fiquei um pouco impressionado com a quantidade de instalação que estavam em “manutenção”.
    Como o provavelmente mais esperado, simulador de tornado, ficou o dia todo em manutenção e também um que fica logo na entrada do file do andar debaixo da Fiesp.
    No Conjunto Nacional também tinha uma instalação em manutenção.
    E tinha muito mais coisas em manutenção. Infelismente.
    Mas o que pude “testar” por lá valeu muito a pena.

  2. Caramba, acho que vou aproveitar quando meu irmão for pra aula de MBA e vou na mala dele…. não queria perder essa não!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>