livros, tipografia, referências e afins

Dicionário de marketing para designers

Esse post é principalmente voltado aos novos designers, que estão entrando agora no mercado. Claro que os mais experientes também podem atualizar seus conhecimentos com os termos utilizados pelo seu chefe/cliente marketeiro. Vamos a eles:

Benchmarking

É o projeto que você tem que olhar, decorar e executar igualzinho pra fazer o seu.

Budget

É basicamente a grana que eles não tem para te pagar. Se te falarem que é limitado, senta e espera. Sua conta bancária vai demorar pra ver a cor desse dinheiro.

Commitment

Geralmente aparece na frase “Espero que todos tenham commitment nesse projeto”. Basicamente significa que você vai virar noites na agência até o deadline (abaixo).

Deadline

É a data que você vai poder voltar pra sua casa, desde o dia que ouviu “commitment” pela última vez.

Ideia inovadora

É pra você fazer algo que ninguém nunca fez nem pensou, num tempo menor que as equipes cinco vezes maiores que a sua fariam.

Layout vendedor

É utlizado para culpar o pobre designer pelo fracasso do projeto (geralmente bem ruim), por exemplo “O projeto está perfeito, o layout que não é vendedor o suficiente”

Pensar fora da caixa

É parecido com ideia inovadora (acima), só que você pega 30 benchmarkings e mistura tudo numa coisa só.

Stakeholder

É o grupo de pessoas que vai ganhar os méritos pelo projeto que você fez.

Target

É o objetivo do projeto, pra que ele é feito. Caso você erre, é bem provável que o target que seu cliente quer pra você seja o olho da rua.

Viral

Fazer algo viral significa que você tem que ter uma ideia inovadora ou que você pensou fora da caixa (ambos acima) e que todos os consumidores do mundo cismem de enviá-la (em formato de projeto) para todos os amigos do Facebook, Twitter, Orkut, Google Talk e MSN, várias vezes por dia.

Alguém sabe mais alguma? Pode deixar nos comentários, por favor! :)

Postado por Rogério Fratin em Designice e tem (8) Comentários
Tags:

Comenta esse post, vai?

O blog fica mais legal quando o post é discutido e questionado, não?
Nome
Email (juro que não divulgo)
Website
Seu comentário

8 comentários para “Dicionário de marketing para designers”

  1. visitor says:

    Engenharia de Emergencia: TI para você = Gambiarra no código
    WorkAround: ti para você = falta de usabilidade, jeitinho GAMBIRRA02

  2. miru says:

    hahahaha boa!

  3. Mariana Nobre says:

    Estas são as palavras e expressões que compoem o famoso “Bingo Corporativo”, uma solução lúdica para longas reuniões com os Homo Mkts.

  4. AHAHAHAH, muito bom!

  5. Benchmarking, budget e deathline são as coisas que mais ouço em projetos. E todos eles nunca contribuem para um resultado final bacana. hahaha

  6. James says:

    Por falar em marketing. Já repararam que a maioria dos chefes dos departamentos de marketing são filhos(as) ou sobrinhos(as) dos donos?
    Sabe aquele jovem encostado, que não sabe o que fazer da vida, ou não tem competência para alguma coisa útil e a mãe pede pro pai arrumar um lugarzinho na empresa pro herdeiro? Então… Acho que explica muita coisa.

  7. [...] http://designices.com/dicionario-de-marketing-para-designers/ CategoriasRapidinhas Tags:Deadline, Design, Dicionário, Marketing, Projeto Comentários [...]

  8. Vlw Rogério, já passei por isso e sei que foda… o intuito é apenas apresentar pra galera uma “pitada” do material, se eles quiserem (e torço para que queriam) ver conteúdo inteiro, acessem o site que criou.
    Alias, parabens pelo trabalho, os designers com quem trabalho já viraram fãs eheheh.
    Abs!

Comenta esse post, vai?

O blog fica mais legal quando o post é discutido e questionado
Nome
Email (juro que não divulgo)
Website
Seu comentário