Design Shot! #9 – Sobre a criação de logos

Sobre a criação de logos como o da Copa do Mundo de 2014:

“(…) é que o processo de fazer esse tipo de logo é complicado e geralmente o resultado é ruim mesmo. Conversando com Stefan Sagmeister há algum tempo, ele comentou bem isso. Todos os logos bons, que vêm durando muito tempo, foram criados por uma pessoa, não por uma equipe” – Julius Wiedemann, diretor de publicações digitais e responsável pela seleção dos títulos de design da editora Taschen, em entrevista na abcDesign # 34 (jan/fev 2011).

4 comentários sobre “Design Shot! #9 – Sobre a criação de logos

  1. Discordo só por causa do logo dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

    Mesmo vendo alguns comentarem “ah, mas não tem nada de genial, não é lá essas coisas, não é inventivo, bla bla bla”, uma coisa que não dá pra dizer é que seja ruim ou mal resolvido. E foi criado por uma equipe, ou pelo menos a farsa foi muito bem elaborada.

    Quanto ao logo da Copa 2014, realmente triste.

  2. Pois é… pior que tenho percebido isso em diversas áreas do design. Quanto mais gente envolvida no processo, mais chance de gente não-qualificada pitacando e, consequentemente, mais chance de mudanças acontecerem num período mais curto.
    Acho que vale uma reflexão não somente com marcas, mas também dentro de diversos tipos de projetos de design.
    [ ]s

  3. Também acho complicado uma equipe inteira para desenvolver uma marca, falo isso por experiência própria. Porém, em algumas etapas, acho fundamental ter idéias, críticas e sugestões de outros profissionais, isso ajuda muito no processo criativo. Outras pessoas podem enxergar coisas que você não vê.

    Parabéns pelo blog Rogério, gostei muito.
    Abraço

  4. Concordo e discordo.
    Concordo porque como disse, um monte de gente pitacando em cima de diversas criações (e gente vaidosa!), na grande maioria das vezes sai como o chefe quer. Já passei muito por isso, na concepção de um layout por exemplo. Você também passou por isso, certeza..rs
    Discordo depois que vi o case do logo do Rio, como a Tereza disse. Se aquilo foi realmente feito por uma equipe, sucesso! Pra mim um dos melhores conceitos criativos que já vi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>