Design + ice = DESIGNICE!

Design + ice = Designice!

Quando eu criei o blog em setembro de 2009 muita gente me perguntava o que significava DESIGNICES. Alguns achavam que era uma mistura de design com nice, outros que era alguma coisa qualquer sem significado. Na real, como explico no sobre, DESIGNICES seria algo como “coisas de design”. Mas a mais legal dessas percepções foi quando alguém – e eu não lembro mesmo quem – me perguntou se meu blog era sobre “design de gelo”. Não, não é… MAS já que sugeriu, aí vai: Design + ice!

Design + ice = DESIGNICE

Design + ice = DESIGNICE

Design + ice = Designice!

Design + ice = Designice!

Como fazer design+ice?

Antes de DESIGN+ICE eu escrevi apenas DESIGN para ver como ia ficar e tirei foto com a câmera do iPhone 4s:

Design + ice = Designice!

Achei bem interessante o resultado mas queria modificar um pouco a iluminação. Não queria usar cores nem nada pra destacar as letras, apenas o gelo. O visual que queria era como escrito num iceberg à noite. E que tivesse um casal chamado Rose e Jack num navio próximo e OPS! Desculpe, me empolguei. Conforme eu fazia os testes, o gelo dava uma leve derretida e as letras perdiam os floquinhos e ficava mais liso e com brilho. A palavra foi montada dentro de um prato com gelo. Para tais fotos eu coloquei a câmera dentro do freezer e fechava, fotografei com o temporizador. As letras passaram a ficar como eu queria com a iluminação improvisada de uma lanterna de led com a tampa de um pote por cima, pra não estourar a luz no gelo. Pra não molhar a lanterna tinha um pratinho plástico de bolo por baixo. E viva as gambiarras:

Design + ice = Designice!

Que tal?

Da série de trocadilhos tipográficos ainda tem a FUTURA FERRUGEM e a TRIPOGRAFIA 🙂

Autor: Rogério Fratin

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016, com a pesquisa Design Thinking Aplicado à Educação. Bacharel em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, 2005.

9 pensamentos em “Design + ice = DESIGNICE!”

  1. Não manjo de design, mas adorei as fotografias! =) O processo de montar uma foto acertando ângulos, iluminação etc é uma das coisas mais legais da área. Fazer gambiarra, então, é sempre divertido! Tipo ficar olhando em volta ou procurando nas gavetas da cozinha algum objeto que vai ajudar na montagem do set..hehe muito bom, Roger!!
    beijos

  2. Vai entrar na minha lista de exemplos “Micreiros vs. Designers”. Porque você sabe, micreiros passariam horas combinando filtros pra fazer textura de gelo aplicada em uma tipografia robusta qualquer. Designers do the real thing to get the best results.

  3. Não desmerecendo quem faz tipografias em 3D, mas trabalhar num objeto físico e tentar atingir o resultado esperado como conseguiu é foda!

    Parabéns maninho, ficou demais!! 🙂

  4. Caraca! Genial!
    O resultado ficou incrivel!
    Mas o mais interessante mesmo é ver o processo! Nunca pensaria em colocar a câmera dentro do freezer! hahahah
    Parabéns! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *