2 anos de DESIGNICES!

Quando eu notei: PIMBA! O blog faria dois anos e nem tempo de fazer um especial eu consegui. Também pudera, passou tão rápido. Mas foi bem legal.

DESIGNICES: 2 anos!Durante o segundo ano do DESIGNICES muitas coisas novas surgiram, como os posts mais “engraçadinhos” que deram picos de acesso e ainda ficam no top5 dos últimos 365 dias, como as Não-piadas com designers e o recordista Cada vez que um designer. Essas brincadeiras eram pra espantar um pouco o teor carrancudo e rabugento que eu passei com o Ícones, conceitos e mudanças tecnológicas. Muita gente legal contou nos comentarios Como/quando virou designer [você já? vai lá e comenta, oras!]. Profissionalmente eu também mudei: Deixei a Editora Abril, depois de quase 5 anos, pra freelar e tocar projetos pessoais, mas logo depois entrei no Terra Networks e minha vida institucional voltou.

Também começaram os experimentos tipográficos. O mal-sucedido TRIPOGRAFIA foi legal, mas enojou alguns, em compensação o FUTURA FERRUGEM foi até pra seleção de trabalhos em sites nacionais e gringos.

Outro acontecimento muito importante foi a palestra “pocket” que fiz na Faculdade Cásper Líbero pra falar de um ebook. A galera de lá foi tão bacana que fiz o post Paradigmas gráficos do design pra web, pra continuar a saudável discussão.

Pra quem gosta de coisinhas com cara de antigas também teve bastante material e o maior sucesso foram as lindas latinhas de chá Matte Leão Rétro.

E os cartazes antigos? Nossa, foram muitos. Todos com algo relacionado ao que gosto, como os Cartazes vintage de circo.

Curioso é ver conteúdo requentado rendendo acessos e comentários. O post-piada Dicionário de marketing para designers, de 2009, teve um baita monte de acessos do nada esses tempos. Vai entender, né? O que é design?, onde uso definições com as referências dos livros, é o post mais lido do último período de um ano.

E quanta gente legal veio opinar aqui, hein? Nossa, perdi a conta do números de comentários que o blog teve. E comentário DE VERDADE, parrudos, embasados. O povo daqui não gosta de falar apenas “Ai, adorei!” ou “Lindos!” como tem nos blogs miguxos de esmaltes de unha. Tive a sorte de ter leitores nota 1000 que turbinaram o blog, somaram no Twitter e participaram bastante no Facebook. Muitos emails, muitos contatos, tudo gente boa.

Me desculpem por não ter o SUPERESPECIALMEGABLASTERDESIGNICES2ANOS, mas prometo pro terceiro aniversário. Até lá sigo com a ótima companhia que sei que tenho aqui.
Muito obrigado!

AAAAAHHHHH! Achou que ia passar por aqui sem ter que falar nada? Ra, ra, ra. Imenso engano! Mas hoje pego leve:
Qual o post mais bacana do segundo [21/09/2010 – 20/09/2011] ano do DESIGNICES, hein?
O sistema de comentários está aquecido, prontinho para trabalhar bastante!
😉

Autor: Rogério Fratin

Mestrando em Arte, Educação e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Designer com foco em mídia digital desde 2003

10 pensamentos em “2 anos de DESIGNICES!”

  1. Sou muito feliz por ser testemunha dessa história. Acho que projetos ressignificam pedaços da vida e a deixam com um gostinho mais autêntico e autoral. Parabéns. Quero te ver sempre assim. <3

  2. Eu sou suspeito para falar do Designices. Sei que eu/Magel Studio fui um dos incentivos para o nascimento deste blogzinhinho aqui, mas hoje ele serve de inspiração para o Magel, além de servir de exemplo de como fazer um SEO eficiente, como crescer sem precisar fazer propaganda, sem fazer posts apelativos só para alavancar audiência (como muitos fazem por aí) e como fazer os usuários tecerem comentários relevantes e de teor argumentativo.

    É muito, muito importante os profissionais da área se ligarem que este blog aqui faz a gente pensar, este blog TEM conteúdo de verdade, não é mera cópia de referências. Aqui não tem selinho de Blog do ano nem selinho de TopBlog2012, aqui tem um cara que se chama Rogerio Fratin, e que não apenas posta, mas pensa antes de postar, pesquisa, reflete, ESCREVE, critica, lança assuntos intrigantes e nos fazem pensar, discutir.
    Fico embasbacado em ver essas listas tendenciosas dos “100 melhores blogs de design” não terem o Designices por lá. O que é um “Blog bom de design” para a pessoa que fazem a seleção? Qual é o critério?

    Bom, falando de bons posts, os que eu mais gosto são os mais intrigantes mesmo e os posts que não vejo por aí. Admiro a capacidade que o Roger tem de pescar as coisas que passam despercebidas pela maioria. Um que me surpreendeu por exemplo foi o “Livrarias online: Cadê os livros de design?”. Alguêm já falou disso na web? Achei a ideia e a pesquisa genial, de grande utilidade pública, inclusive! rs

    Outro post que me pegou de surpresa e que achei uma super sacada foi o “O design aplicado na web precisa, desesperadamente, de mais espaços em branco”. Tem um que gosto muito também que é o “Paradigmas gráficos do design pra web” e por aí vai, são muitos.

    Roginho, meu irmão querido, obrigado por contribuir com esse mercado que carece de cabeças como você para fazer o Design do nosso país crescer. Escreva, discuta, divulgue, não para não! :)

  3. “Cada vez que um designer”, “As Leis da Simplicidade”, aliás todas as dicas de livros e todos os posts polêmicos. hahahaha…adoro por inteiro esse blogão feito com o maior capricho…
    Parabéeens pelo filhote crescendo lindo, forte e gordinho! rsrs
    Ip ip urra
    \o/

  4. Parabéns, meu velho.
    O Designices virou literatura obrigatória para designers que procuram mais do que “100 exemplos arrasadores de cartões vermelhos” na rede. Se tornou um espaço pra debater e tentar criar um cenário melhor pra essa profissão que existe, mas pouca gente sabe como, porque, aonde e quem.

    abraços!

  5. Poxa, dois anos! Que demais :)
    Parabéns Rô por toda dedicação em manter o designices. A gente ganhou muito com isso! Obrigada por todas as dicas, discussões, referências e conteúdo incrível que você sempre disponibiliza aqui. Beijo grande, e vida longa ao designices!

  6. Primeiro queria confessar o quanto fiquei feliz de não ter sido o primeiro comentário desse importantíssimo post comemorativo. Mas hein? Feliz?? Isso mesmo.

    Feliz porque o Designices tá grande; feliz porque, graças às dicas de leitura sobre design postadas aqui, eu tenho passado mais tempo off line estudando (meu bolso NÃO agradece, haha!), isso não é bacana?

    E principalmente, estou feliz porque, mesmo não sendo o comentário mais rápido do oeste, pude conhecer e me aproximar de gente tão legal e competente, como o dono dessa bagaça aqui, e o Marco Moreira, e a Mariana Nobre… enfim, como diria aquele gif-meme: REGRET NOTHING!

    E que venham mais 20 anos de Designices, enchendo nossas cabecinhas de questionamentos e colocando em xeque nossas certezas! (e dando dicas de leitura, SEMPRE!)

  7. Parabéns ao Designices!! Parabéns Roger, meu brother! Eu vi esse blog nascer (assim como a pergunta “e aí cadê seu blog?” hehe). Mas o bacana mesmo é a autenticidade do Designices, seus propósitos e a sua filosofia de ser um blog de assuntos de design pertinentes principalmente ao universo que o Roger participa. Não é mais nem menos que isso. Mas é excelente! Parabéns agains…

  8. Ae Roger! \O/ Parabéns pelos 2 anos de conteúdo incessamente rico! Saiba que tenho muita admiração por ti como pessoa e profissional. Um bom exemplo para todos nós, sem dúvida!

    O post que mais gostei foi sobre a dificuldade de buscar os livros de design nas livrarias online.

    Abraço designice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *